Blog
you

5 Verdades sobre a hidratação

5 Verdades sobre a hidratação

Por Time Bisyou

Atualizado 19/08/20

Você já está cansado de ouvir o quão importante é hidratar a pele, do rosto e do corpo, para mantê-la saudável. Mas você sabe porquê? A gente te explica!

hidratação facial

 

Por que sua pele precisa de hidratação?

Passo essencial dos cuidados com a pele, a hidratação é importante pois ela repõe as moléculas de água do organismo trazendo equilíbrio na nossa composição corporal, o que envolve a derme e a epiderme, as camadas mais superficiais da nossa pele.

Essa reposição diária é importante não só para manter a pele macia e bonita mas também nos protege contra agressões externas como a poluição, o clima, entre outros fatores.



Barreira natural da pele

Um termo mais recente para quem começou a se interessar por skincare, a barreira natural da pele ou barreira cutânea (ela ainda pode ser chamada de manto hidrolipídico) é formada na epiderme onde é formado uma espécie de película protetora, um conjunto de lipídeos que sofrem agressões e devem ser repostos regularmente.


verdades sobre hidratação facial

 

5 verdades sobre a hidratação facial

 

Pele oleosa precisa ser hidratada.

Um dos maiores mitos na hora que falamos sobre cuidados com a pele oleosa é que, esse tipo de pele, devido a produção de sebo, não precisa de hidratação. Um grande engano pois o sebo não é responsável por hidratar a pele, e assim como todos os outros tipos, quem tem pele oleosa também precisa repor e reter moléculas de água.

 

A pele desidratada gera doenças

Como o maior órgão do corpo humano, a falta de cuidado com a pele pode gerar uma série de doenças como sensibilidade, rosácea, dermatite atópica, psoríase, rachaduras, descamação, etc.

 

Vários fatores contribuem para a desidratação da pele

A exposição ao sol, a mudança de clima e temperatura, o uso de medicamentos mais fortes para a pele e esfoliação excessiva, tomar banho ou lavar o rosto com água muito quente são alguns dos fatores que colaboram para deixar a pele desidratada.

 

Pele hidratada vai além do skincare

É fundamental manter na rotina o uso regular de hidratantes faciais e corporais que ajudam a proteger a barreira da pele mas o cuidado com a saúde da derme vai além dos cremes. 

É preciso ter cuidados básicos para garantir a hidratação da pele como beber muita água (geralmente é recomendado de 2 a 3 litros por dia) e adicionar à rotina alimentos ricos em água na composição.

 

Higienize a pele antes da hidratação

Para a pele absorver todos os nutrientes é preciso seguir uma rotina certa de tratamento. Higienize seu rosto (isso vale para o corpo também) antes da aplicação do seu hidratante. É também importante lembrar que a aplicação de tratamentos e a proteção solar são etapas seguintes da hidratação.

cuidados com a pele hidratacao hidratação facial skincare