Blog
you

Câncer de pele x melasma: entenda as diferenças

Câncer de pele x melasma: entenda as diferenças

Por Cleiton Eishima

Atualizado 04/02/21

Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de pele corresponde a 27% dos casos de tumores malignos no país. A exposição solar sem proteção, além de provocar o envelhecimento precoce da pele é um dos principais fatores para o surgimento do câncer de pele, especialmente no verão

 

Câncer de pele

Ainda segundo o INCA, desde a infância os raios UV causam danos nas células da pele e têm efeito cumulativo, fazendo com que, após a exposição a longo prazo, o câncer de pele possa se desenvolver já na fase adulta. Os raios UV são capazes de penetrar nas camadas mais profundas da pele e podem provocar as mutações cancerígenas.

Mas quais os sintomas? A Dra. Farize Murad, dermatologista, explica: “quando falamos sobre câncer de pele sempre lembramos do tão temido melanoma e o exame das pintas, mas devemos sempre estar atentos uma vez que nem sempre um câncer de pele surge como uma pinta! Os carcinomas, os tipos mais frequentes de cânceres de pele, surgem como lesões avermelhadas, em forma de machucados ou semelhantes a espinhas, que não cicatrizam. Outra lesão que deve ser lembrada, é a ceratose actínica: áreas avermelhadas, com descamação quando expostas ao sol.”

 

Melasma

Já o melasma, pode aparecer devido a fatores hormonais ou genéticos, tendo como agravante a exposição solar sem proteção. O sol pode ocasionar alterações nos melanócitos - células produtoras de melanina - o que, a longo prazo, pode acarretar no surgimento de manchas. Aqui uma diferença importante: diferentemente do câncer de pele, os melasmas não coçam e nem sangram. O rosto é a principal área afetada, mas pescoço, colo e braços também podem ser atingidos.

No entanto, para ambos os casos, quanto mais precoce o diagnóstico, maiores as chances de cura. Por isso, atente-se ao surgimento de manchas ou protuberâncias na pele e consulte (sempre!) seu dermatologista. A prevenção também é importante: evite a exposição solar em horários de alta incidência de raios UV, passe protetor solar todos os dias e utilize bloqueadores físicos. 

cuidados com a pele envelhecimento da pele proteção solar saúde da pele verão