Blog
you

Como acontece o envelhecimento da pele

Como acontece o envelhecimento da pele

Por Time Bisyou

Atualizado 27/08/20

Aqui vai uma verdade: assim como nosso corpo, a pele também envelhece. Esse processo estrutural começa de forma natural e começa a acontecer a partir dos 25 anos. É nesse momento que acontece a aceleração de processos como a flacidez e rugas. Além disso, alguns hábitos como a má alimentação, fumo e excesso de exposição ao sol sem protetor solar só contribuem para aceleração do envelhecimento da sua pele.


O que é o envelhecimento da pele?

O envelhecimento estrutural da pele está diretamente relacionado a perda de volume do tecido adiposo (é nele que a gordura é armazenada) e na retração óssea. Quanto maior for a perda de volume, maior será a percepção de envelhecimento facial e isso intensifica os sinais de expressão e as rugas.


Esse envelhecimento está relacionado à perda de tecido fibroso e a diminuição da nossa renovação celular. A função de barreira que mantém a hidratação das nossas células também fica prejudicada pelo tempo. A genética (sim, ela também determina esses fatores) e o nosso estilo de vida podem levar a diminuição das funções fisiológicas normais da pele pela metade quando chegamos na meia-idade (algo entre 40 e 50 anos).

envelhecimento da pele


Fatores externos que contribuem para o envelhecimento da pele

Não é só o processo natural da idade que leva ao envelhecimento estrutural da pele. Fatores externos também contribuem muito para essa atividade ser acelerada. Um deles é a poluição que produz radicais livres capazes de afetar a saúde da nossa pele. Essas moléculas danificam as células saudáveis do corpo, o que ajuda a desenvolver a aceleração do envelhecimento.


Como prevenir o envelhecimento da pele?

Pra começar fazer uma boa higienização da pele é um passo fundamental para a saúde dela. A limpeza ajuda na retirada de impurezas e equilibra a pele. Outra ação essencial é a proteção solar que protege a pele contra os raios UV. Para dar um upgrade no skincare cuidar da pele com máscaras e tratamentos como preenchedores faciais ajudam na prevenção e no cuidado desses sinais.

cuidados com a pele envelhecimento da pele skincare