Blog
you

Como ler rótulos de embalagens cosméticas

Como ler rótulos de embalagens cosméticas

Por Cleiton Eishima

Atualizado 17/02/21

Antes de consumir um produto, é muito importante - mais do que apenas olhar o rótulo e a sua embalagem - saber interpretar as informações que estão ali. 

Entender para quais tipos de pele ele é indicado, os ativos que fazem parte da sua composição, saber identificar se a marca se utiliza de insumos animais, são informações úteis na hora de optar por marcas específicas e pelo produto mais adequado para a sua rotina. Vem com a gente que te ensinamos o passo-a-passo para te deixar um expert no assunto!

Ingredientes

O primeiro ponto é que as embalagens cosméticas precisam descrever todos os ingredientes utilizados para a sua formulação para, caso alguém tenha alguma reação ou maior sensibilidade, possa consultar na lista de ingredientes. O segundo ponto de atenção é que, sabemos os ingredientes, mas não a quantidade que foram usadas. Por isso, uma dica: geralmente os ingredientes são listados na ordem da maior quantidade para a menor quantidade presente na fórmula.

Quando o produto é um dermocosmético - produtos que possuem ativos com função de tratamento - na embalagem, eles apresentam a concentração dos ativos. Isso acontece, por exemplo, com o Preenchedor e o ativo Cellfie: nesta fórmula, ele está presente na concentração de 2% - que se alterada ou manipulada, pode ter outros ou nenhum efeito.

Os nomes dos ingredientes seguem a regra da INCI (International Nomenclature of Cosmetic Ingredients), um sistema que permite que os ingredientes sejam reconhecidos mundialmente. No meio de tantos nomes difíceis, alguns deles podem ter origem orgânica e, quando presentes, é preciso indicar o seu nome científico e de qual parte foi extraído o composto. 

Por exemplo, no Preenchedor, o extrato de tomilho, na nossa embalagem segue o nome Thymus vulgaris - seu nome científico - e a parte da qual foi retirado, flower/leaf extract ou, traduzindo para o bom português, extraído das folhas e flores.


Datas de validade e selos


Ainda é preciso olhar a sua data de validade para cada tipo de produto. A maioria costuma durar de 12 a 36 meses e, após o tempo indicado, perdem sua eficácia. Você encontra a validade por meio da data de validade ou com um símbolo, normalmente de um pote aberto com um número, que indica o intervalo de tempo máximo em que o produto deve ser consumido.

O modo de uso do produto, as precauções, instruções de armazenamento estão na embalagem para direcionamentos e contato entre fabricante e consumidores. Por fim, os selos também são importantes para saber se a marca é cruelty-free, vegana e reciclável. 

 

O Preenchedor tem testes in-vitro, por isso ele é um produto cruelty-free e vegano, conforme os selos na embalagem.

 

Para ficar de olho também


Separamos mais alguns ingredientes, que você deve ficar de olho na compatibilidade com a sua pele - e sempre consulte um dermatologista antes de comprar, combinado?


  • Parabenos: são responsáveis por conservar os produtos. A longo prazo, pode desencadear reações alérgicas e alterações no sistema endócrino;
  • Fragrâncias: responsáveis por dar o cheirinho aos produtos, mas, caso o usuário tenha tendência, podem causar reações alérgicas;
  • Petrolatos: são os derivados do petróleo muito usados em hidratantes. Criam uma película na pele que evita a perda de água. Pode ser alergênico, além de causar danos ao meio ambiente;
  • Sulfatos: utilizados muito em shampoos e sabonetes líquidos, é um composto feito a partir do enxofre e pode ressecar a pele e desencadear dermatites;
  • Lauril: usado como emulsificante, é o que deixa o produto com a textura espumosa e fofinha;

rótulos e embalagens selos