Blog
you

Diferença entre cosméticos e dermocosméticos

Diferença entre cosméticos e dermocosméticos

Por Cleiton Eishima

Atualizado 23/02/21

Os cuidados com a pele envolvem alguns fatores, que podem mudar de pessoa para pessoa, como o tipo de pele, a região que o produto será aplicado, ordem de aplicação, cuidados noturnos e diurnos, entre tantos outros. 

Mas, um ponto que ainda pode deixar dúvidas até nos mais experts no assunto, é entender, quais são as diferenças entre os produtos cosméticos e dermocosméticos. Por isso, nesse post a gente tenta desfazer esse nó na sua cabeça de uma vez por todas: vem conferir!


Os produtos cosméticos


É fácil pensar que os cosméticos são quaisquer produtos utilizados para cuidar da pele ou outras partes do corpo, mas eles têm algumas características que os classificam dessa forma. 

A primeira característica dos cosméticos é que eles agem, principalmente, na epiderme, a camada mais superficial da pele. Traduzindo para o bom português: eles não têm ação profunda e servem mais para efeito imediato - e menos de tratamento. As maquiagens entram nessa categoria e são exemplos ótimos de cosméticos, já que podem alterar a aparência da pele, mas de forma momentânea.

Isso acontece porque os cosméticos não possuem ingredientes ativos na sua composição, além de não precisarem passar por testes que comprovam a sua eficácia. A falta de ingredientes ativos nas formulações faz dos cosméticos produtos mais acessíveis, se comparados aos produtos dermocosméticos, mas com efeitos pouco duradouros.


Os produtos dermocosméticos


Já os dermocosméticos possuem um poder de atuação mais profundo, devido a presença de ativos, em suas composições, que conseguem atingir as camadas mais internas da pele, como a derme e a hipoderme.  Eles têm função de prevenção - e até mesmo tratamento - a longo prazo, ou seja, os resultados podem ser vistos após o uso contínuo e por algum tempo.

Uma das formas de diferenciar cosméticos e dermocosméticos, é através da leitura do rótulo do produto. Os dermocosméticos, por possuírem ingredientes ativos na fórmula, precisam abarcar uma concentração específica do ativo no produto e isso deve estar descrito na embalagem, na forma de porcentagem ou pela descrição do ativo. 

No caso do Preenchedor facial, o Cellfie  está presente na concentração de 2%

Os produtos dermocosméticos também precisam passar por uma série de testes que comprovam a sua eficácia, já que o efeito é de tratamento para a pele. O processo de avaliação e qualidade dos ativos presentes na composição podem fazer com que, muitas vezes, os dermocosméticos se tornem menos acessíveis.


Como escolher?


Para montar a rotina de skincare ideal para sua pele, não é preciso escolher um ou o outro - é completamente possível (e até recomendado!) conciliar os cosméticos com os dermocosméticos. A combinação de ambos pode ser essencial para cuidar da pele em questões mais profundas, ao mesmo tempo, que remedia situações momentâneas, como manchas.

A  dermatologista Dra. Farize Murad dá dicas de como conciliar o uso de ambos na sua rotina diária: 

“O uso do dermocosmético não invalida o uso do cosmético e vice versa. Enquanto o dermocosmético vai tratar a nossa pele, o cosmético virá para disfarçar pequenas imperfeições! O importante é sabermos que os dermocosméticos precisam ter uma frequência de uso para garantirmos resultados diferente dos cosméticos.”

ativos cuidados com a pele