Blog
you

Guia Básico de Skincare para Iniciantes

Guia Básico de Skincare para Iniciantes

Por Isabel Sant Anna

Atualizado 21/07/20

Se você chegou até aqui, com certeza, já ouviu falar sobre skincare que, em uma simples explicação, significa ter uma rotina de cuidados com a pele. Afinal, para ter uma pele saudável e hidratada é preciso criar uma rotina de skincare no dia a dia. Por onde começar? Existe uma rotina de skincare certa? Quais são os passos básicos e essenciais? 

 guia basico de skincare

 

E, afinal, o que é skincare?


A expressão skincare significa literalmente “cuidados com a pele” e vem sendo usada amplamente no Brasil para denominar uma prática diária, geralmente realizada pela manhã e à noite, de cuidados com a pele do rosto. Alavancada pela K-Beauty, a rotina de cuidados com a pele das coreanas, o skincare vem sendo usado para denominar também os produtos que fazem parte dessa rotina.

guia basico do skincare

Vamos começar pelo início? A Pele.

A pele é o maior órgão do corpo humano. As regiões do rosto, pescoço e colo são as mais sensíveis e propensas ao câncer de pele. Nossa barreira cutânea serve como um escudo protetor para elementos externos como poluição, vento, sol, entre outros. Por isso, manter a saúde e o equilíbrio dela é fundamental para o bom funcionamento do corpo como um todo. 

rotina basica de skincare


Então, por onde começar?

Você não precisa ter mil produtos e seguir uma lista enorme de passos para aderir ao skincare. O mais importante é usar produtos que são indicados para o seu tipo de pele. Para isso será necessário consultar um dermatologista. A partir daí, você terá a indicação certa do que usar e fazer.  


“O primeiro passo é a retirada da maquiagem...em seguida fazemos limpeza da pele com um sabonete adequado para cada paciente; o próximo passo é a aplicação de um tônico e em seguida, os tratamentos diurnos ou noturnos e a fotoproteção durante o dia!” diz a dermatologista Farize Murad.

Em uma regra geral, nós sabemos que existem passos essenciais e muito importantes para uma rotina de skincare saudável que, aliás, pode ser seguido por qualquer tipo de pele, independente da idade. Aqui também devemos ressaltar a necessidade de escolher bons produtos de alta eficácia e qualidade para garantir o efeito e o bom resultados deles.  

Passo a passo do ritual básico de skincare:

guia basico de skincare limpeza

Limpeza Facial

Em qualquer rotina de cuidados com a pele, a limpeza é essencial para remover as impurezas, a oleosidade (sebo), poluição, entre outros fatores. Além disso, o bom resultado de todos os outros passos do skincare depende de uma limpeza facial eficiente. “A limpeza da pele é o primeiro passo de uma rotina de beleza e cuidados com a saúde da pele; ela será importante para desobstruir os poros e retirarmos as impurezas e o excesso de oleosidade garantindo assim a penetração adequada dos ativos que serão colocados em cremes e tratamentos de skincare” ressalta a dermatologista.


A limpeza facial pode ser dividida em mais de uma etapa sendo a primeira o removedor de maquiagem ou demaquilante. Você pode optar por um removedor à base de água ou de óleo, e até mesmo usar os dois, um após o outro. Na sequência, use o sabonete facial de acordo com o seu tipo de pele. Você também pode incluir o tônico ou adstringente na sua rotina ou ainda substituir um dos passos de limpeza pela água micelar. 


guia basico de skincare

Hidratação

Com a pele limpa e seca, o próximo passo importante após a higienização em uma rotina de skincare é a hidratação. Ela cria uma barreira que mantém a umidade da nossa pele e trata tanto a pele seca quanto a oleosa, duas condições extremas que influenciam no surgimento de distúrbios como a acne.


A pele das regiões do rosto, pescoço e colo são as mais sensíveis do nosso corpo e são as que mais liberam células mortas do corpo. Daí a importância de escolher um hidratante que estimula a circulação sanguínea e auxilia no processo de geração de novas células. A etapa da hidratação pode acontecer pela manhã e à noite e você pode escolher entre muitos formatos: emulsão, loção, gel, creme e máscara noturna. Fique sempre atento ao rótulo, os ativos e a indicação do seu produto.

rotina basica de skincare


Proteção

Depois da pele limpa e hidratada, a etapa final da sua rotina de skincare é o protetor. A proteção solar é a forma mais efetiva e direta para prevenir o envelhecimento da pele e doenças graves como o câncer. Ele deve ser aplicado todos os dias para proteger a pele contra os raios UV e a luz visível, presente no celular e computadores.


Dependendo do seu tipo de pele, a textura do seu protetor irá variar. Protetores com o toque e acabamento mais seco geralmente são os mais indicados para peles mistas e oleosas. Há ainda os produtos com cor que reforçam a fotoproteção e substituem a base.


Agora que você já sabe como montar uma rotina básica de skincare, vale reforçar: consulte sempre o seu dermatologista e assine a nossa newsletter para receber mais conteúdos de skincare

 

hidratação limpeza passos essenciais proteção skincare