Blog
you

Manual da Limpeza Facial: Tudo o que você precisa saber

Manual da Limpeza Facial: Tudo o que você precisa saber

A limpeza da pele é o primeiro passo de preparação para todo e qualquer rotina de skincare. 

Por Time Bisyou

Atualizado 28/07/20

Lembrando que a limpeza da pele é essencial não somente para o skincare, mas é um hábito de saúde e cuidados com o maior órgão do seu corpo.

A limpeza da pele é o primeiro passo de preparação para todo e qualquer rotina de skincare. Não tem sentido investir em produtos e tratamentos super caros se um simples sabonete facial específico não está nos seus planos.

limpeza-facial

E ai? Qual é a verdadeira importância da limpeza na sua rotina de skincare?

A limpeza da pele é o primeiro passo de uma rotina de beleza e cuidados com a saúde da pele, ela será importante para desobstruir os poros e retirar as impurezas e o excesso de oleosidade garantindo assim, a penetração adequada dos ativos que serão colocados em cremes e tratamentos de skincare”, resume a dermatologista Drª Farize Murad. Ah, e não pense que a limpeza só é importante para o time de quem ama e não abre mão da maquiagem no dia a dia, esse passo vale para todos!

E existe apenas uma forma de limpeza para todos os tipos de pele?

Sim e não! De forma geral, os passos podem ser comuns a todos mas, adequar sua aplicação e produtos ao seu tipo de pele só vai ajudar no resultado. Por exemplo, se você tem a pele seca, é melhor passar longe de produtos com sulfato na composição, pois eles tendem a ressecar ainda mais; Já quem tem a pele oleosa deve se preocupar ainda mais com o processo de higienização e procurar produtos que tem em suas fórmulas ativos como o Extrato de Tomilho, o Zinco, Ácido Glicólico, entre outros.

 

limpeza-da-pele

E só um sabonetinho resolve?

Há muitas versões do sabonete facial (gel, líquido, em barra, em pó) e você pode escolher e experimentar o que mais se adapta à sua rotina. Mas, se o seu desejo é fazer uma limpeza mais profunda, vá além da saboneteira, literalmente. 

Se você é adepta da make, mesmo que só uma cobertura leve, tem uma etapa anterior que pre-ci-sa ser feita. Depois de um dia longo com tantos produtinhos no rosto, é hora de deixar entrar em ação os demaquilantes. Hoje em dia, existem muitas variações do produto, e você pode escolher produtos à base de água (Water Based Cleanser) ou de óleo (oil cleanser). 

Há ainda a água micelar, uma ótima aliada para remover os resíduos da maquiagem e ainda deixar a pele mais macia e hidratada. Fazer uso de tônicos é outra boa opção para uma limpeza super completa. Para remover qualquer resquício enquanto também repara sua barreira da pele além de absorver a umidade. Pensa que a sua pele é como uma esponja  - e é mais difícil hidratar novamente.

 limpeza-facial-skincare

Fonte: Pinterest

E existe o melhor horário para limpar a pele?

Pela manhã, é muito importante, ter uma rotina de limpeza mais leve e isso inclui a escolha dos produtos também. Durante a noite, a pele produz o seu próprio óleo (sim!) que age como uma defesa contra o ressecamento da derme. É no período noturno que a pele precisa de mais atenção já que você passou o dia inteiro exposto à poluição, o clima, entre outros fatores. Por isso, essa é a hora de incluir mais passos e, produtos mais concentrados na rotina.

cuidados com a pele limpeza facial skincare