Blog
you

Desvendamos tudo sobre o processo de oxidação da pele!

Desvendamos tudo sobre o processo de oxidação da pele!

Por Cleiton Eishima

Atualizado 22/03/21

Assim como todo o organismo, a pele passa por um processo natural de envelhecimento, perdendo colágeno, elastina e gordura com o passar do tempo. 

Logo após os 25 anos, esse processo se torna ainda mais evidente e pode ser acelerado por fatores como exposição solar em excesso e alterações hormonais, todos consequências do tema que vamos explorar hoje aqui: a oxidação da pele.


Radicais livres e oxidação da pele


Ao ouvir essas palavras é instantâneo lembras das aulas de química e biologia da escola. Os radicais livres são moléculas que o nosso organismo produz naturalmente, mas que, quando em excesso, podem danificar as células provocando uma reação oxidativa.

Ao alterar suas funções, os radicais livres agem nas células da pele, como as de colágeno e elastina, provocando a reação de oxidação - ou de “quebra” - fazendo com que elas percam sua função. 

Com isso, aumenta-se a tendência ao aparecimento de flacidez, rugas e linhas. O processo oxidativo da pele também pode provocar uma maior lentidão na renovação celular, fazendo com que as células mortas, demorem mais tempo para serem substituídas por novas. 

Cuidados com a pele e os radicais livres


Qual o mantra do skincare? Acertou quem disse protetor solar! Ele é um item indispensável, porque é o bloqueio contra os raios UV e também da poluição, fatores que  - além de poderem causar doenças mais sérias como o câncer de pele e o melasma - também interferem na produção de radicais livres. A dica é sempre escolher o FPS ideal, com a textura que mais se adapta à sua pele.

Manter a pele hidratada também é outra forma de proteção contra a ação desses fatores externos. A água reforça a película protetora e serve como uma barreira aos agentes externos que podem penetrar nas células.

Os dermocosméticos também são importantes aliados nos cuidados aqui, já que possuem ingredientes ativos feitos para tratar diretamente a ação dos radicais livres, especialmente os que contém ácido L-ascórbico (ou vitamina C), pura ou derivada, na composição, e vitamina E - como o Preenchedor facial.


Antioxidantes na alimentação


Os antioxidantes recebem esse nome por evitarem a oxidação das células. São moléculas presentes especialmente nos alimentos, que se unem aos radicais livres e os neutralizam. Por isso, a alimentação também tem um importante papel neste processo. Ao ingerir alimentos ricos em antioxidantes, o organismo é ajudado como um todo na proteção contra a ação dos radicais livres. 

 

  • Vitamina A: encontrada em alimentos como o fígado, cenoura, manga, mamão e espinafre.
  • Vitamina E: encontrada em sementes de girassol, azeite, castanha do pará, amêndoas, abacate, nozes e acelga.
  • Vitamina C: famosa por ser encontrada na laranja, também tem outros alimentos ricos em vitamina C como acerola, goiaba, brócolis, abacaxi, tangerina, caju e pimentão.
  • Betacaroteno: encontrado na cenoura, abóbora, rúcula, beterraba e batata doce.
  • Quercetina: encontrada no brócolis, maçã, cebola, uva e alcaparras.

cuidados com a pele envelhecimento da pele oxidação da pele saúde da pele