Blog
you

O que é cronobiologia (e como isso promete fazer parte da sua rotina de skincare!)

O que é cronobiologia (e como isso promete fazer parte da sua rotina de skincare!)

Por Cleiton Eishima

Atualizado 19/04/21

“Isso deve ser coisa do seu relógio biológico”: essa é uma frase que com certeza você já ouviu e que vai muito além da força de expressão. O organismo realmente possui reguladores internos, objetos de estudo da cronobiologia - a ciência responsável por observar o ritmo da atividade das células, para o melhor funcionamento do organismo. 

Com a pele, o maior órgão do corpo humano, não seria diferente, suas células têm  um ritmo próprio de trabalho durante todo o dia e que se complementa com a atividade noturna. A cronobiologia da pele é importante pois pode ajudar a fazer com que o skincare mantenha a saúde e proteção da pele.


As células da pele durante o dia

Durante o período de descanso do corpo, o organismo trabalha pela limpeza de toxinas da corrente sanguínea, e do organismo, como um todo. Essas toxinas saem por canais - como os poros - podendo deixar a superfície da pele mais engordurada.

Por isso, o ideal é, ao acordar, lavar o rosto com água e um sabonete facial ideal para o seu tipo de pele, fazendo assim, o trabalho de remoção de impurezas da pele. O Ph tende a ficar mais ácido, por isso o uso de tônicos pode ser interessante, no seu reequlíbrio.

Os processos de transpiração e a respiração, também reduzem os níveis de água e a produção de sebo pela manhã. Por isso, a reposição de água é essencial para manutenção da saúde e proteção da camada superficial, tanto em peles oleosas, quanto em mistas.

As células de pele também têm sua atividade renovativa e regenerativa reduzida durante o dia, então além da hidratação, é preciso protegê-las dos raios UV e de agentes externos. Por isso, o uso de um protetor solar com textura adequada ao tipo de pele, é primordial.


Como as células da pele se comportam de noite


Quando o sol se põe, as atividades metabólicas da pele passam a trabalhar de outra forma. Nesse período, o corpo passa a secretar mais melatonina, hormônio responsável pelo processo de regeneração celular, e sua produção é acentuada durante o sono. Por ter uma forte ligação com o em que a reposição de células é intensa, a rotina de skincare noturna, particularmente a etapa de tratamento, tem função especial.

Ao procurar dermocosméticos para serem utilizados na rotina noturna, é interessante buscar fórmulas, cronobiológicas, ou que peguem carona no processo de regeneração natural do corpo. Aqui, também é interessante buscar ativos com alto poder permeativo, como o Retinol, de modo a garantir um tratamento mais completo e profundo.

“A nossa pele, assim como todos os outros sistemas do nosso corpo, obedece uma cadência: um ritmo, conhecido como ciclo circadiano. Ele acontece devido às alterações hormonais que nosso corpo sofre durante as 24 horas do dia", como conta a dermatologista Farize Murad. Por fim, a dica de ouro aqui é: para aproveitar melhor o ápice de todo este processo, que acontece por volta da meia noite, inicie a sua rotina de skincare um pouco antes de deitar e potencialize ainda mais os benefícios dos seus produtos.

cronobiologia cuidados com a pele