Blog
you

O que é um produto não-comedogênico?

O que é um produto não-comedogênico?

Por Cleiton Eishima

Atualizado 16/02/21


Quando fazemos nossa rotina de skincare, existe uma infinidade de produtos, texturas e ingredientes adequados para cada tipo de pele. Ao escolher os produtos, um ponto importante é prestar atenção nos rótulos. Neles estão algumas informações importantes como a presença ou ausência de fragrância, se são hipoalergênicos ou não, e o índice comedogênico - que apesar do nome difícil - possui uma explicação bem simples: é todo produto que não obstrui os poros.


Os poros da pele


A palavra comedogênico vem de comedão ou, na tradução, os cravos que surgem a partir do entupimento dos poros pelo excesso da produção de sebo.

Eles surgem, na sua maioria, na chamada zona T (área que engloba testa, nariz e queixo), principalmente em pessoas com pele mista e oleosa, e podem ser classificados em dois tipos: comedões brancos e comedões pretos. Os brancos, são pequenas bolinhas brancas, em que a pele cobre o poro entupido. Já os comedões pretos ocorrem quando não há pele por cima fazendo com que, em contato com ar, ocorra a oxidação da sua ponta - dando o aspecto escurecido da sua extremidade.

Características de produtos não-comedogênicos


Os produtos não-comedogênicos são de extrema importância para evitar com que os poros entupam e os cravos fiquem ainda mais aparentes. Por isso, este tipo de produto possui algumas características específicas:

  • São recomendados para peles oleosas, mistas e acneicas;
  • Seguem um índice de comedogenicidade, que vai de 0 a 5, sendo 0 um produto que não entope poros e 5 muito comedogênico. Apesar dos testes, os estudos para este tipo de produto ainda precisam ser aprofundados, pois a combinação com outros ativos pode afetar a escala;
  • As principais características dos produtos não-comedogênicos são em relação a sua textura. Normalmente, possuem textura leve, livre ou com menos óleos, já que este tipo de densidade pode agravar ainda mais o quadro de entupimento dos poros e acne;

Cuidados com a pele


Além de olhar nos rótulos das embalagens para saber se o produto é não-comedogênico, outros cuidados podem ajudar a evitar o aparecimentos dos comedões. A limpeza da pele com certa frequência é ótima para retirar as impurezas e o excesso de sebo. A escolha de sabonetes corretos para seu tipo de pele, combinada com o uso de tônicos, também pode contribuir para a higiene eficaz e poros limpinhos. 

A esfoliação uma vez por semana ajuda na remoção de células mortas e estimula a renovação celular - processo super importante para renovar a barreira de proteção da pele, evitar o envelhecimento precoce e deixar ela com um glow natural! Mas consulte sempre um dermatologista antes de iniciar qualquer tipo de tratamento, combinado?

acne cuidados com a pele limpeza facial pele acneica saúde da pele