Blog
you

O que são as rugas e como cuidá-las?

O que são as rugas e como cuidá-las?

Por Cleiton Eishima

Atualizado 15/03/21

As rugas e linhas, são resultados do processo natural de envelhecimento do organismo. A explicação mais técnica, diz que são vincos (ou dobras), que se formam na pele, após movimentos repetitivos ao longo do tempo. 

Existem formas de cuidar dessas marcas, seja ele por fim preventivo - ou seja - de maneira a realmente antecipar marcas, ou já mais no sentido de tratamento, uma vez que a pele já apresenta alguns sinais. Neste post desvendamos todos os segredos das linhas de expressão e te contamos a maneira mais tecnológica (e sem agulha nenhuma) de tratá-las. Vem acompanhar!


O surgimento das rugas


A partir dos 25 anos, a pele do corpo passa a naturalmente produzir menos colágeno, o que ocasiona o aumento da flacidez do rosto e a perda gradual da sustentação do rosto. Associado a isso, a redução do volume de gordura do rosto - responsável por preencher os espaços - decorrente da retração óssea, pode agravar ainda mais a aparência das linhas.

Ao falar, espirrar, piscar, movimentamos os músculos. Com o aumento da flacidez e a perda da volumização, a articulação diária desses tecidos faz com que a pele fique marcada e que as rugas se formem naturalmente. As principais áreas que podem ser afetadas são o pescoço, o colo, a testa, a região dos olhos e a região da boca.

As rugas que surgem da movimentação muscular também são conhecidas como linhas de expressão. Algumas delas são bem conhecidas, como o bigode chines (linhas que vão da lateral do rosto até o queixo), os pés de galinha (linhas ao redor dos olhos) e o código de barras (linhas encontradas acima dos lábios).


As rugas apareceram e agora?


Os cremes anti-rugas, em sua maioria são cosméticos, que agem na epiderme - a primeira camada da pele. Eles podem trazer um efeito tensor, contribuindo para a diminuição da flacidez. Mas esse é um efeito apenas imediato e não trata o problema na raiz.

Já existem procedimentos responsáveis por preencher as rugas. Um deles é o botox, que se utiliza da toxina botulínica injetada no músculo, para reduzir sua capacidade de movimentação. A paralisação da pele atenua as rugas, mas não tem efeito permanente, já que o procedimento precisa ser realizado após algum tempo.

Também existem tratamentos que permitem o tratamento sem a utilização de agulhas ou outros procedimentos invasivos. Produtos com ativos com ação lipopreenchedora, como o Cellfie 2% - que possui tecnologia para agir nas camadas profundas da pele - promovem o resgate da produção de novas células de gordura. Os resultados? Pele mais macia e firme, com uso contínuo.




Cuidados diários para prevenção


Alguns outros hábitos podem dar aquele upgrade, quando o assunto é linhas e rugas!


Proteção solar: é preciso se proteger dos raios UV diariamente. Ao  penetrarem na pele, agem como oxidantes, causando danos às células e acelerando o processo de envelhecimento. Escolha um protetor solar ideal para seu tipo de pele e aplique todos os dias, mesmo quando não há exposição ao sol.


Hidrate-se: é importante ingerir pelo menos 2 litros de água, a fim de manter o organismo hidratado e eliminar toxinas. Para a pele, o uso de hidratantes também é importante, especialmente contra agentes externos como poluição e alterações de clima.


Pratique exercícios físicos: a movimentação do corpo ativa a circulação sanguínea, melhorando o sono e a circulação sanguínea (isso inclui a pele, viu?).

envelhecimento da pele linhas de expressão rugas