Blog
you

O que são ingredientes ativos e por que eles são importantes para a sua pele?

O que são ingredientes ativos e por que eles são importantes para a sua pele?

Você sabia que a diferença do resultado de um produto na sua pele pode estar no ativo da sua fórmula? O que são ingredientes ativos?

Por Time Bisyou

Atualizado 29/07/20

Você sabia que a diferença do resultado de um produto na sua pele pode estar no ativo da sua fórmula? Mas o que seria um ingrediente ativo?

Ingredientes ativos são matérias-primas adicionadas às fórmulas dos produtos cosméticos para agir sobre a pele, promover um benefício, seja hidratação, antienvelhecimento, uniformizar seu tom, tem ação calmante, controle de oleosidade, entre diversas outros benefícios.” explica a co-fundadora da Bisyou e engenheira química Carol Viúdes.

Os ingredientes ativos têm dados científicos que comprovam a eficácia deles. Por isso, é mais fácil obter benefícios ao incluí-los na sua rotina de skincare. No Brasil, quem regulamenta esses ingredientes é a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e para identificar um ativo no rótulo temos o que chamamos de INCI Name, nomenclatura padrão para todas as matérias-primas da fórmula, incluindo os ingredientes. Alguns já são conhecidos, como por exemplo muito extratos, outros podem ser nomes não tão fáceis de se identificar, mas cada componente possui uma classificação que indica a funcionalidade daquela matéria-prima.

 

o-que-sao-ingredientes-ativos

Alguns do ativos ingredientes mais comuns em produtos de skincare são:

Óxido de Zinco - Presente no filtro solar, ele é considerado um dos melhores ingredientes disponíveis pois bloqueia 100% dos raios UVB e 90% dos UVA.

Ácido Salicílico (BHA) - Comum em esfoliantes com fórmulas mais fortes, ele faz quem a pele descasque revelando uma pele mais brilhante e macia. O salicílico também é comum no tratamento da acne.

Peróxido de benzoíla - O ingrediente ativo é ideal para matar bactérias e diminuir a produção de petróleo, levando à melhora da acne e de cravos.

Retinóides (vitamina A) - O antioxidante tem ação esfoliante e ajuda a estimular a produção de colágeno auxiliando na melhora de linhas finas, poros, acne e pigmentação. 

Vitamina C - Ideal para agir contra os danos dos radicais livres, o antioxidante é um dos mais conhecidos do mercado. Ela estimula a produção de colágeno, melhora linhas finas e uniformiza o tom da pele.

Ácido Glicólico - Um Alfa Hidroxiácido (AHAs) muito comum, ele ajuda na esfoliação da pele, melhorando sua textura e tom. Muito usado por quem faz tratamento de hiperpigmentação e acne.

 

o-que-sao-ingredientes-ativos

Como identificar um ingrediente ativo no seu produto

Uma evolução das marcas é colocar de forma clara os ingredientes ativos descritos na frente dos rótulos para que os consumidores entendam o benefício que terão e comecem a aprender mais sobre esses ingredientes. É normal ter logo no início do rótulo do produto. São geralmente listados em ordem decrescente de importância e concentração.

Devemos nos atentar também a concentração dos ativos nos rótulos. “Todos os ativos quando desenvolvidos pelos pesquisadores devem passar por um pacote de testes de avaliação de eficácia e segurança. Onde é encontrado uma faixa de uso indicada do ativo e também a concentração com a qual foi realizada o teste. Ao usar nesta concentração, você tem uma maior garantia de resultado, por isso achamos importante a indicação em rótulos da concentração. Uma forma transparente de mostrar ao consumidor que o produto entrega o que promete”, destaca Carol Viudes.

Outro ponto a considerar é o mecanismo de ação que indica como este produto irá reagir na pele. Ele responde perguntas como: “Qual receptor se liga ou bloqueia para determinada ação?”. Aqui trazemos os estudos científicos misturamos a química com a fisiologia da pele. 

Agora é só ficar de olho no rótulo das suas próximas compras. Uma última dica? No site Cos DNA, você coloca a lista de ingredientes de um produto e consegue ver detalhes como as funções de cada ativo e escala de sensibilidade da pele.

ativos ciência ingredientes ativos skincare