Blog
you

O que é o pH e porque ele é importante para a nossa pele?

O que é o pH e porque ele é importante para a nossa pele?

O que é o pH, sua importância para uma barreira cutânea saudável e os fatores que influenciam na saúde da nossa pele.

Por Time Bisyou

Atualizado 05/08/20

Você já deve ter ouvido falar ou lido em um rótulo sobre o pH de um produto. Mas você sabe o que essas 2 letras significam? O pH da pele tem um papel super importante para as condições da sua pele. Quer saber mais sobre o assunto?


O que é pH?

Abreviação de hydrogenii potentia, a sigla pH significa potencial hidrogeniônico. O pH da pele pode ser medido por uma escala que varia entre ácido, neutro e alcalino. Os valores da escala permitem diferenciar substâncias e classificá-las de acordo com a sua força. Toda substância que contém água na sua fórmula também tem um valor de pH.

escala-ph-da-pele

A importância do pH da pele

O pH da pele desempenha um papel importante para as suas condições. A nossa superfície cutânea é naturalmente ácida (manto ácido) e é muito importante manter essa acidez para a saúde e equilíbrio da nossa pele. O manto ácido neutraliza agressores alcalinos, restaura a flora natural da pele e inibe o crescimento de bactérias. Quando a barreira da pele é prejudicada, ou o nível de pH vai do ácido para o alcalino, nossa pele fica sujeita a infecções e doenças como a rosácea e a dermatite atópica.


O que pode afetar o pH da pele

Existem muitos fatores que podem impactar o manto ácido da pele, entre eles aspectos externos e internos. Alguns exemplos:


Fatores Externos:

- Alterações da temperatura

- Umidade

- Poluição

- Cosméticos com pH Alcalino


Fatores Internos:

- Genética

- Idade biológica

- Idade Hormonal


Além disso existe diferença no pH entre homens e mulheres. Mulheres tendem a ter o pH mais alto que os homens já que eles possuem uma maior produção de sebo.


Porque o pH de um produto é importante?

Um produto para o cuidado facial pode ter diferentes tipos de pH. Geralmente, as composições são mais ácidas para se adequar melhor ao pH da pele, que é em torno de 4,7 e 5,75, ligeiramente ácido. Ao desenvolver produtos nessa faixa de pH ajudamos a manter a integridade da barreira cutânea, responsável pela proteção.

“Uma pele equilibrada, dentro do pH levemente ácido também é ideal para flora natural da pele, ajuda a neutralizar produtos que poderiam ter efeito mais agressivos e causar uma sensibilidade ou ressecamento, proteger de agressões externas, além de inibir crescimento de bactérias e ajudar no microbioma da pele, para uma pele saudável.” comenta Carol Viúdes, engenheira química e fundadora da Bisyou.

cuidados com a pele pH saúde da pele skincare