Blog
you

Protetor solar para cada tipo de pele: reunimos aqui tudo o que você precisa saber!

Protetor solar para cada tipo de pele: reunimos aqui tudo o que você precisa saber!

Por Cleiton Eishima

Atualizado 21/01/21

Quando falamos de verão, uma das primeiras coisas que nos vem à cabeça é em relação aos cuidados com a pele e proteção solar. O excesso de exposição solar sem proteção pode levar a condições de pele mais leves, como queimaduras, e, a longo prazo, à doenças, como o câncer de pele, melasma e o envelhecimento precoce.

A proteção solar é um cuidado a longo prazo e deve ser encarada como uma forma de prevenção contra possíveis condições. Existem bloqueadores físicos, como chapéus, bonés e viseiras, que podem complementar a proteção no dia-a-dia mas o uso destes bloqueadores não dispensa o uso de filtro solar nos cuidados diários. No nosso Guia básico de skincare, te damos um passo-a-passo básico para a rotina, mas aqui te contamos um pouco mais sobre a etapa de proteção solar!


FPS: o que é?


O primeiro ponto ao escolher o protetor solar, é o FPS ou Fator de Proteção Solar. Este é um índice que mede o tempo que a pessoa pode ficar exposta ao sol sem ficar com a pele vermelha. Por exemplo, se sua pele fica vermelha após 5 minutos exposta ao sol, ao utilizar um protetor FPS 30, ele vai proteger sua pele por 30 vezes mais tempo, ou seja, 150 minutos. 

Outro fator importante na hora de escolher o protetor solar, é observar na embalagem outras informações. Exemplo disso, é saber se ele protege contras os raios A e B (UVa e UVb) e também da chamada luz azul  - ou luz invisível - presente nos raios solares, lâmpadas e LEDs de aparelhos eletrônicos. 

Você deve reaplicar o produto a cada duas horas, essa é a recomendação da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Ela também recomenda que o FPS mínimo de proteção seja o 30, inclusive para peles com maior quantidade de melanina, como as peles negras. Para peles brancas, amarelas e sensíveis, é recomendado que o FPS seja maior, já que a proteção natural é menor. Lembrando que é necessário consultar o seu dermatologista para descobrir o FPS ideal para seu tipo de pele. 


Protetor solar para cada tipo de pele

Pele Mista: é um misto de partes que são seca e outras oleosas, normalmente na zona T (engloba testa, nariz e queixo). Aqui é recomendado protetores livres de óleo, para evitar aumentar a produção de sebo. Outra dica são os protetores com textura em gel e creme, que se adaptam tanto às partes secas, quanto às oleosas.


Pele Normal: protetores oleosos podem trazer o aspecto pegajoso e com brilho excessivo. Por isso, na hora de escolher um para chamar de seu, invista em filtros em gel ou creme.


Pele Oleosa: nada de fórmulas com consistência oleosa, já que este tipo de textura pode piorar o quadro de brilho excessivo e bloqueio dos poros. O ideal são fórmulas com toque fluido e que deixem um aspecto seco na pele. 

Pele Seca: aqui, devido à falta de produção de sebo, a pele fica com aspecto de ressecamento e sensação de repuxo. O indicado são texturas cremosas e que podem auxiliar na hidratação.

Pele Sensível: são as que podem sofrer com a utilização de alguns dermocosméticos, ficando com aparência irritada. O ideal é o uso de produtos que têm ação calmante e com alto poder hidratante, combinados com bloqueadores físicos, como bonés e lenços. 

proteção proteção solar