Blog
you

Rotina de skincare: por dentro da etapa de tratamento

Rotina de skincare: por dentro da etapa de tratamento

Por Cleiton Eishima

Atualizado 19/04/21

Cada instrumento musical tem uma função, seja produzir sons agudos, graves ou metálicos - ou até o silêncio - cada um tem o seu porquê de existir. Mas cada um se torna realmente especial, quando posto com outro, formando uma orquestra e produzindo música. Com o skincare não é diferente: cada etapa tem uma função específica, mas quando juntas, ajudam a manter a saúde e o bom funcionamento da pele. 

Já te apresentamos um pouco mais a limpeza, o preenchimento, a hidratação e a proteção. Agora é a vez do tratamento: vem ler!


Diferença para as outras etapas


Uma das principais diferenças é que os produtos utilizados na etapa de tratamento tem ação mais profunda. Mas como assim? Eles normalmente possuem ingredientes que agem para tratar condições específicas da pele, por isso, precisam de uma ação mais profunda.

Sabonetes faciais, protetores solares, cremes hidratantes tendem a agir de forma mais superficial e ajudam a manter a pele protegida, equilibrada no dia-a-dia, o que, a longo prazo, pode evitar problemas. Já o tratamento, é uma etapa que pode mudar de pessoa para pessoa e não é obrigatória. Ela pode estar presente na rotina de quem tem a intenção de cuidar de alguma questão específica - como manchas, acne e até linhas - e que, partindo disso, deve escolher os produtos direcionados para cada questão. 


A etapa de tratamento


Aqui podem ser utilizados ácidos, vitaminas, anti-acnes e até medicamentos. Eles ajudam a repor nutrientes perdidos, ou em falta no organismo, além de estimularem a produção de outras substâncias, como o colágeno - importante para a sustentação e flexibilidade da pele. Também ajudam na manutenção da proteção contra fatores externos, como a poluição, poeira, entre outros. 

Os ácidos são muito famosos e utilizados na etapa de tratamento.O Retinóico, derivado da vitamina A, estimula a produção de colágeno; já o salicílico, possui característica anti-inflamatórias e ajuda no controle da acne, e o hialurônico (potente hidratante e ajuda a manter a pele firme). 

A vitamina C também é um dos produtos de tratamento mais conhecidos e utilizados. É um poderoso antioxidante e combate os radicais livres, responsáveis por acelerar o processo de envelhecimento da pele. Também age na produção de colágeno no tratamento de manchas, uma vez que age regulando a produção dos melanócitos, células responsáveis por fabricar a melanina. 


Aplicação na rotina de skincare


Para que os produtos possam agir da melhor forma, o tratamento deve ser aplicado no rosto limpo, tonificado e preenchido, ou seja, é normalmente o terceiro ou quarto passo da rotina.

Nessa etapa, prefira começar com os produtos de tratamento para os olhos, pois a região próxima a eles tem a pele mais fina e sensível. Após isso, aplique os produtos de tratamento para o restante do rosto. Por fim, a dica de ouro é começar com produtos de textura mais líquida, seguindo para os mais espessos depois. 

rotina skincare tratamento