Blog
you

[Segunda sem ansiedade] A alimentação é um autocuidado

[Segunda sem ansiedade] A alimentação é um autocuidado

Por Cleiton Eishima

Atualizado 19/10/20

Quando o assunto é comida, por todos os lados vêm o bombardeio de informações sobre alimentação: cardápios que não funcionam na vida real, dietas malucas e aquele sentimento de culpa por cumprir uma necessidade básica: comer. A  quantidade de informações sobre alimentação sobre o que escolher comer, ou não, muitas vezes vem ligada a sentimentos de culpa ou uma carga emocional grande. Quem nunca ouviu que “mas e a saúde?” ou “você vai estragar sua dieta”?

Comfort Food


Em sua a tradução literal, significa ‘’comida afetiva’’ e são aquelas receitinhas que trazem alívio emocional quando estamos em situações emocionais difíceis, por exemplo, o período de distanciamento social .  

De brigadeiro de panela ao arroz com feijão, aqui entram todos os ingredientes que as vezes buscamos com válvula para compensar um momento difícil. Mas, construir uma relação exclusivamente emocional com aquilo que colocamos no prato, e usar a comida como um mecanismo de escape com tanta frequência, pode levar à sentimentos como arrependimento e culpa. Por isso, em momentos como esse, é importante refletir: qual a relação que você tem construído com a sua alimentação? Se tudo na vida é equilíbrio, a relação saudável com o que ingerimos todos os dias, é uma forma de autopreservação também.

Alimentação e a nossa saúde

Para ter uma alimentação saudável, não é preciso abrir mão daquele chocolatinho de vez em quando: a palavra aqui é equilíbrio.

Uma dica que vale ouro é sempre investir em pratos coloridos. Alimentos vermelhos são ricos em antioxidantes, os brancos em cálcio e potássio e os laranjas em vitamina B - uma infinidade de cores e benefícios. Escolher os corredores de comidas frescas, significa nutrir seu corpo com vitaminas de verdade Sua intenção é cuidar melhor da pele? Frutas cítricas, banana, amêndoas, castanhas, nozes, espinafre e chocolate são ótimos alimentos para ajudar no controle da oleosidade e te oferecem uma alimentação completa.

Cuidar da sua saúde, significa encontrar o equilíbrio e se livrar da culpa. Se alimentar é algo que vai além das calorias, é sobre cuidar do seu corpo e do seu bem-estar. 

alimentação alimentação saudável autocuidado bem estar cuidados com o corpo saude mental Segunda sem ansiedade