Blog
you

[Segunda sem ansiedade] Como tirar um tempo de descanso sem culpa

[Segunda sem ansiedade] Como tirar um tempo de descanso sem culpa

Por Isabelle Guedes

Atualizado 02/11/20

Quanto tempo faz que você não tira aquela folga do trabalho ou até então dá uma pausa entre as atividades do dia a dia? Quantas dessas vezes você se privou de ter um tempo livre por sentir que todo o seu trabalho anterior seria anulado durante seu tempo livre? Vivemos com a ansiedade constante de nunca atingir tudo o que poderia ser feito. Mas a que custo? 

A culpa do descanso

Vivemos um momento em que “otimizar” acaba sendo a palavra da vez: fazer a maior quantidade de tarefas no menor tempo possível, dar conta de fazer tudo sem ajuda e fazer tudo de maneira excelente, seja nos âmbitos do trabalho, lazer, relações e, principalmente, do tempo. Quando não conseguimos terminar as tarefas, ou terminarmos e temos aquele tempo livre, vivemos com a angústia de que poderíamos sempre ter feito mais. 

No meio da pandemia, e com muitos em home office, o mesmo lugar do descanso, também é o lugar do trabalho. E a falta de separação pode ter dificultado o sentimento de de descompressão que temos ao chegar em casa e mudar o ambiente. Por justamente estar em casa, a impressão da produtividade ser baixa pode ser ainda maior e busca por encher os dias de atividades (alô cursos, chamadas de vídeo e faxina) apenas para ter a sensação de estar fazendo algo útil pode, no fim, corroborar ainda mais para que exista um sentimento de culpa.

Como aproveitar o tempo livre?

Nem sempre vamos conseguir abraçar o mundo: têm dias que você vai conseguir fazer apenas o básico e dias que vai conseguir resolver aquelas duas ou três pendências a mais (e tudo bem!). Não dar conta de tudo ou aproveitar seu tempo livre, não anula seu trabalho e muito menos diminui sua capacidade.

Respeitar seus horários, saber quando dizer não e priorizar aspectos que são muito importantes para você, devem ser vistos momentos igualmente importante e prioridades. Produtividade não significa render mais. É estabelecer os limites do que é bom para você e que vai trazer satisfação na vida pessoal. É a busca constante de cada um por entender como equilibrar a balança. Descansar não te faz menos apto: então tudo bem não fazer nada sem culpa alguma. 

autocuidado bem estar saude mental vida saudável