Blog
you

Leia este post se você quer virar um expert em manchas

Leia este post se você quer virar um expert em manchas

Por Cleiton Eishima

Atualizado 19/04/21

A pele possui diversos anexos extremamente importantes, como as glândulas sebáceas - responsáveis pela hidratação da pele - e os pelos - que ajudam na proteção contra danos externos e na manutenção da temperatura corporal. Mas, um dos anexos mais conhecidos, e importantes, é a melanina. Responsável não somente pela pigmentação da pele e dos pelos, ela também tem a função de bloqueador contra a ação dos invisíveis, como os raios UV.


Entendendo sobre as manchas


O surgimento de manchas na pele pode gerar dúvidas. Quando a pele é exposta aos raios UV sem a devida proteção, ocorre uma alteração nos melanócitos - células responsáveis pela produção de melanina. Nesta condição, elas acabam por produzir  pigmento em excesso, formando manchas de coloração mais escurecida que o tom natural da pele, conhecida como hiperpigmentação - o melasma, que já te contamos um pouco mais em outro texto, se enquadra aqui. 

Também existem alguns outros tipos, como a fitofotodermatose ou “queimadura do limão”, que ocorre por uma reação entre o suco da fruta e os raios solares. Quando a espinha está inflamada, e é muito manuseada com as mãos, pode-se agravar o quadro de inflamação e vermelhidão, dando lugar a uma mancha. O mesmo pode acontecer com  quadros de acne não bem tratados.

Embora essas primeiras manchas não representem um perigo para a saúde, é de extrema importância atentar-se a qualquer anormalidade. Isso porque, o aparecimento de manchas indicar sintomas de problemas maiores - como o câncer de pele - que devem ser tratadas em consultório médico.


Produtos de ação uniformizadora


Existem produtos com ação uniformizadora, destinados especialmente para as manchas e marcas de acne: mas, na prática, o que isso quer dizer? São produtos que tratam as áreas hiperpigmentadas, fazendo com que a pele volte ao seu tom natural. 

Produtos que contenham Vitamina C, por exemplo, são capazes de inibir a produção nas áreas afetadas pelo excesso de melanina, sejam essas manchas decorrentes de sol, queimaduras ou acne. Em combinação com o filtro solar, a eficácia do tratamento é ainda maior, e eficiente tanto em termos de minimização das áreas afetadas, quanto para prevenção.

Embora algumas manchas não tragam qualquer tipo de malefício para a saúde, sempre consulte o seu dermatologista. Só um profissional pode acompanhar a evolução delas e oferecer um diagnóstico preciso.

manchas na pele saúde da pele