Blog
you

Tudo sobre os testes in vitro

Tudo sobre os testes in vitro

Por Isabelle Guedes

Atualizado 22/10/20

Durante muito tempo as indústrias farmacêutica e cosmética foram conhecidas pela testagem em animais. Mas recentemente isso tem passado por mudanças importantes: o investimento em novos tipos de tecnologia, que com métodos alternativos testagem, como os in vitro - mais seguros e eficazes! - são cada vez mais a bola da vez.

Os testes in vitro

Os testes in vitro tem esse nome por serem feitos em recipientes de vidro dentro de laboratórios. Esse termo é usado para descrever qualquer teste que é realizado fora de um organismo vivo, os animais, e reproduz células do tecido humano para a aplicação. 

As células de testagem podem ser obtidas de diversas maneiras: a partir do sangue, fluídos corporais e da pele de doadores que foram submetidos a procedimentos cirúrgicos. Os tecidos recebem substâncias necessárias para seu crescimento e, a partir daí, são cultivadas em laboratório, com controle de temperatura, umidade e oxigênio. 

Além da opção de teste em tecidos de doadores, é possível criar uma pele artificial, que funciona como um organismo independente. Esse método permite a reprodução das camadas que formam a pele - a derme (camada mais interna) e a epiderme (camada mais superficial) - e a posterior aplicação dos testes de eficácia e toxicológicos. 

A partir dos testes, é possível saber se alguma substância pode trazer alguma reação para pele ou para o organismo, e sondar mudanças de quantidade de ingrediente ativos, formulações para que o produto tenha eficácia e não cause reações adversas. A utilização de tecnologia que reproduz uma célula epitelial humana nos testes in vitro, traz mais veracidade para a testagem das fórmulas dos produtos, já que as reações em pele animal e a humana podem ser distintas. 

Os testes no Preenchedor facial

O Preenchedor Facial já nasceu com tecnologia e inovação na veia (ou melhor, na pele). O ativo principal do nosso queridinho, o Cellfie, além de ter ter somente ingredientes vegetais na sua composição, tem a cadeia de testagem totalmente livre de animais (vegano sim e cruelty free também!). 

Os testes da fórmula do Preenchedor facial levaram quase 3 anos e foram aplicados em voluntários, por meio de um scanner de luz 3D: as imagens dos rostos foram reconstruídas digitalmente e, depois de 30 e 60 dias, passaram por avaliações para medir melhorias em área de comprimento e profundidade de rugas e volume do contorno facial. Ou seja: comprovação sem interferência de luz, percepção ou tonalidade da pele. Compromisso é com a sua pele e com o planeta!

cruelty free tecnologia testes veganismo