Blog
you

Tudo sobre pele seca

Tudo sobre pele seca

Por Cleiton Eishima

Atualizado 06/02/21

A pele é o maior órgão do nosso corpo e a relação entre ela, a produção de sebo e a presença de água deve ser de equilíbrio. É partindo da existência, ou do desequilíbrio, de algum destes três pilares, que pode-se definir os diferentes  tipos de pele - são elas oleosa, seca, mista, sensível e normal (não sabe qual a sua? Descubra clicando aqui). Neste texto te contamos um pouco mais sobre pele seca, algumas de suas características e cuidados.


O que é a pele seca?


A principal característica da pele seca é a perda excessiva de água, o que - tendo como lógica os três pilares do equilíbrio - desencadeia uma desarmonia hídrica. Com a perda de água, nutrientes importantes também são perdidos, fazendo com a pele perca brilho e o viço.

Tantos fatores internos quanto externos podem influenciar na secura. Características genéticas, presença de melanina e até problemas hormonais podem interferir na hidratação da pele. O envelhecimento também pode ser um agente, já que, conforme envelhecemos, a pele passa a diminuir a produção de sebo e, por consequência, a retenção de água.

Hábitos como banhos com água quente também podem ser agravantes, já que a camada protetora superficial é o que permite a retenção de água. A pouca da ingestão de água também é outro fator que interfere no balanço hídrico do corpo e que, por sua vez, tem reflexos inevitáveis na pele. 

 

Pele secaUma das características da pele seca é o ressecamento e a sensação de repuxe. 

 

Cuidados com a pele seca


Aqui a regra que rege tudo é hidratação! Mantendo o corpo hidratado, a pele recebe a quantidade ideal de água e, assim, consegue repor os nutrientes que conferem a aparência saudável. Capriche na garrafinha de água!

Outra dica importante é a proteção solar. A exposição ao sol sem proteção, faz com que os raios UV penetrem com maior incidência na pele e acelerem o processo de envelhecimento. Escolha um protetor solar ideal para o seu tipo de pele e aposte nos bloqueadores físicos, como bonés e lenços.

No verão e dias de calor, os cuidados devem ser ainda maiores. Perde-se mais água através da transpiração, por isso, beber bastante água é essencial para repor o líquido perdido. Produtos pós-sol com ação calmante ajudam a manter a pele hidratada, além de proporcionarem sensação de frescor. O  extrato de tomilho, ativo da formulação do Preenchedor Facial, possui alto poder de hidratante.

Por fim, evitar lavar muito o rosto e fazer esfoliações com frequência, é essencial aqui, já que o atrito físico promovido por ambos pode retirar os lipídios que protegem a pele de fatores como ar seco, sol e vento.

cuidados com a pele hidratação pele seca