Blog
you

Por dentro do autocuidado holístico

Por dentro do autocuidado holístico

Por Cleiton Eishima

Atualizado 08/10/20

Holi o que? A palavra holístico vem lá de “holos”, do grego antigo, e significa todo. O holismo é um conceito que defende a totalidade: a maneira como o todo se relaciona com as partes. É uma filosofia que está ligada tanto com a medicina, filosofia, linguística e até mesmo com a nossa saúde física e mental.

São diversos fatores que influenciam na nossa saúde física, mental e até mesmo espiritual. Por isso, ter um cuidado que foque olhar de maneira integrada é o ideal aqui.  Um ritual nunca deve ser visto como só isso: é o seu momento de autocuidado, gentileza e calma com nossos corpos e nossa mentes. Não é apenas sobre cuidado com a pele, é sobre você. 

E não importa o produto, o lugar, o dia da semana nem o horário, há diversas formas de transformar o seu ritual de beleza em um momento de autocuidado holístico, cuidando da sua mente, espírito e corpo.

AUTOCUIDADO 360º

Ter um lugar organizado (da sua maneira), já é um bom passo: o acúmulo de coisas (alô, Marie Kondo!) pode tirar a concentração do momento e não é isso que queremos. Entrar em sintonia com o ambiente é também entrar e em contato com com você mesmo e por aqui já trouxemos algumas dicas para caprichar na ambientação, muito além do rolinho de jade. A música também pode mudar o humor e a energia do ambiente, então uma trilha sonora que ajudar na conexão com o momento.

Para trazer aquele aconchego, você pode recorrer às velas aromáticas ou até mesmo óleos essenciais. A luz amarela da vela inicia o processo de relaxamento, enquanto os cheiros acalmam e trazem a sensação de bem-estar. Os cheiros e os sons podem melhorar ainda mais a experiência sensorial .

Depois dos cuidados com a mente é hora de cuidar do corpo. E uma dica de ouro é a automassagem - nesse vídeo, a Carla ensina uma técnica de apenas 5 minutinhos.  Além de ser um exercício que ajuda a se concentrar em si, relaxa a musculatura, dissolve os pontos de tensão e ativa a circulação. 

Já existem diversas técnicas para cuidar da beleza e do corpo já e essa visão do todo, 360º mesmo, pode te ajudar a equilibrar mente e espírito. Que tal começar a colocar em prática um cuidado mais integrado e completo de você mesmo?

 

autocuidado bem estar cuidados com a pele cuidados com o corpo saude mental