Blog
you

6 dicas para proteger a pele durante o inverno

6 dicas para proteger a pele durante o inverno

Por Cleiton Eishima

Atualizado 12/05/21

Há quem prefira o calor do verão ou o friozinho do inverno, mas é preciso cuidar da pele em todas as estações do ano e já falamos um pouquinho aqui. Agora já estamos na metade do outono, que já é uma estação mais seca e o inverno vem se aproximando. 

O inverno é uma estação caracterizada por baixas temperaturas e  baixos níveis de umidade. Dois fatores que afetam a saúde da pele e, por isso, precisam de cuidados especiais para manter a proteção natural da barreira cutânea.

 

Manter a pele hidratada

Durante as temperaturas mais baixas, as glândulas sudoríparas não produzem muito suor, diminuindo a taxa de transpiração, deixando a pele mais seca. Usar um bom hidratante facial é essencial e não esquecer do hidratante corporal também.

Não esquecer dos lábios

Os lábios têm a pele mais fina se comparada ao restante do rosto, além de ter menos glândulas sebáceas, o que torna a região mais propensa ao ressecamento. Usar um hidratante labial e um protetor solar para os lábios vai ajudar a não deixá-los ressecados e com aquele aspecto de rachaduras. Também é importante não retirar as pelinhas, pois pode machucar a região. 

Evitar banhos quentes prolongados

No frio, um banho quente é muito convidativo, mas é preciso ter cuidado. A água quente retira a camada protetora superficial, o que pode deixar a pele mais seca e também provocar pequenas queimaduras. Banhos quentes são permitidos desde que não sejam prolongados.

Alimentação e ingestão de água

Beber pelo menos 2 litros de água ao dia é uma dica para todos os dias do ano. Mas, durante o frio, a ingestão de água tende a ser menor, o que favorece o quadro de ressecamento da pele. Alimentos ricos em vitamina E (oleaginosas no geral, acelga, manga, abóbora, uva, ovo, salmão, entre outros)  e flavonóides (brócolis, espinafre couve, cebola e alimentos vermelhos, entre outros) ajudam a combater o ressecamento da pele.

Protetor solar sempre!

O uso de protetor solar é obrigatório todos os dias, mesmo naqueles nublados. Isso porque as nuvens filtram uma parte dos raios ultravioleta, mas o restante a ultrapassa e atingem a pele.  

Consultas com o dermatologista

Segundo a SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia), durante o inverno e por causa do ressecamento da pele, algumas doenças podem aparecer, entre elas a dermatite seborreica, a dermatite atópica, a psoríase e a ictiose vulgar. É preciso manter consultas periódicas com o dermatologista e, no aparecimento de qualquer situação atípica na pele, procurá-lo imediatamente para poder tratar algum problema que tenha surgido.

cuidados com a pele inverno saúde da pele