Blog
you

Beleza do tempo: o be-a-ba do skincare cronobiológico

Beleza do tempo: o be-a-ba do skincare cronobiológico

Por Cleiton Eishima

Atualizado 20/04/21

Pode parecer uma loucura, mas o tempo pode auxiliar na potencialização da rotina de skincare. A pele e suas células, assim como de outros tecidos e partes do corpo, possuem ritmos próprios.

A cronobiologia é a área da ciência que estuda o funcionamento do corpo e como cada processo está associado com ciclos do mundo exterior - especialmente a luz. E o maior órgão do corpo, não poderia ficar fora disso: quando falamos em rotina de skincare, o uso de determinados produtos e ativos, pode potencializar o funcionamento das células da pele, para sempre trabalhar a favor do ponteiro dos relógios.


Outras mudanças no decorrer do dia

Com o passar do dia, especialmente durante o período da tarde, alguns hormônios ligados à produção de sebo são mais estimulados, podendo ocasionar no aumento da oleosidade da pele. Poluição, poeira e luz azul, são fatores diurnos que podem danificar a pele aos poucos. Por isso, além da limpeza do rosto, antes de dormir, cuidados diários, como a aplicação ingredientes com efeito antioxidante - como Vitaminas C - e a proteção solar adequada para seu tipo de pele,  garantem a minimização dos efeitos.


Como as células trabalham enquanto dormimos? 

Já durante a noite, as células continuam trabalhando a todo vapor, para que o organismo acorde pronto e descansado para outro dia. É neste período que a pele elimina - por meio dos poros - todas as toxinas presentes acumuladas ao longo do dia. Por isso, a fim de evitar inflamações, como a acne, é tão essencial lavar o rosto ao acordar.

É no período do sono que acontece o processo de regeneração celular, momento em que a pele se recupera dos danos sofridos ao longo do dia. A fim de aproveitar esse processo do corpo, os ativos com função de tratamento - como vitaminas e ácidos - têm ótimos resultados aqui. A liberação de hormônios exclusivos da noite, como a melatonina - responsável pela regulação do sono e pela síntese de colágeno - torna a ação deste tipo de ingredientes ainda mais completa. Por isso, opte por produtos que entregam diversos benefícios, ao mesmo tempo que tratam a pele.


Relembrando os passos da rotina cuidados

Limpeza: importante para retirar as toxinas eliminadas pelo corpo a importantes e evitar agravamento em possíveis quadros de acne

Tonificação: após a limpeza, o tônico pode ser importante na manutenção do equilíbrio do Ph , além do bom funcionamento da microbiota da região.

Preenchimento: aqui o Preenchedor colabora como um tratamento: devolve o volume para as células de gordura, além de hidratar e equilibrar a oleosidade;

Hidratação: repõe a água perdida durante os processos de respiração e transpiração,  além de fortalecer a camada superficial e protetora da pele. 

Tratamento: essa é a parte que pode variar de pessoas para a pessoa, conforme a necessidade. Aqui entram os ácidos, vitaminas, máscaras reparadoras e outros produtos que tenham ativos com ação mais potente. Podem ser prescritos pelo seu dermatologista!

Proteção: o ideal é escolher um protetor solar com um FPS alto e que se adequa ao tipo de pele, evitando a permeação de raios UV e a produção exagerada de radicais livres. Necessária apenas na rotina diurna.

cronobiologia cuidados com a pele