Blog
you

Bolsas, flacidez, linhas finas e ressecamento: como cuidar da área dos olhos

Bolsas, flacidez, linhas finas e ressecamento: como cuidar da área dos olhos

Por Bárbara Spaulucci Christan

Atualizado 15/02/24

Os olhos são a janela da alma e, da mesma maneira que o restante da pele, também contam a nossa história. O tecido que envolve a área dos olhos é o mais delicado de todo o corpo, logo, qualquer alteração é facilmente perceptível, necessitando de cuidados especiais e eficazes. 

Com o passar dos anos, a região é a primeira a ser afetada pelo processo de envelhecimento da pele. Se as bolsas, flacidez, linhas finas e ressecamento te incomodam, veja abaixo como pode cuidar melhor da área dos olhos e deixar essa jornada mais lenta.

 

Bolsas

A origem da formação de bolsas na região dos olhos inclui uma série de fatores complexos, associados à perda da elasticidade da pele na região, acúmulo de líquidos e de gordura, além da proeminência orbital e deformidade do canal lacrimal devido ao processo de envelhecimento cronológico. 

O processo de lipogênese (armazenamento de gordura) na região resulta em uma compressão prejudicial dos vasos sanguíneos locais, comprometendo ainda mais a microcirculação, o que contribui, também, para a pigmentação azulada, avermelhada ou arroxeada da região.

 

Edema ou inchaço

A formação de edema ou inchaço na área dos olhos acontece ocorre devido ao processo micro inflamatório desencadeado por fatores intrínsecos e extrínsecos, como genética, envelhecimento cronológico, exposição solar desprotegida, estresse, poucas horas de sono, excesso de álcool, tabagismo e reações alérgicas e atópicas.

 

Flacidez e linhas finas

As fibras de colágeno e elastina, localizadas na camada intermediária da pele, proporcionam resistência, firmeza e elasticidade. No entanto, a flacidez da região periorbital acontece devido à diminuição dessas fibras ao longo do tempo. 

A estrutura da área dos olhos torna mais frágil, fina, quebradiça e desorganizada, levando ao enfraquecimento do suporte estrutural do tecido da pele. Assim, perde volume e firmeza e começa o aparecimento de linhas finas e rugas mais profundas. 

 

Ressecamento

O ressecamento da pele da área dos olhos é uma  das grandes queixas, pois é uma região mais fina e que não contém glândulas sebáceas, que produzem sebo e contribuem para a hidratação natural da pele. 

Com o tempo, é natural que a pele fique mais ressecada, por conta de alterações hormonais e fisiológicas causadas pelo envelhecimento, como a deficiência da manutenção da barreira hidrolipídica (composta por água e óleos) e decréscimo dos fatores naturais de hidratação da pele. Além disso, quanto mais ressecada e desidratada uma pele estiver, mais encolhida e enrugada ela fica, tornando linhas e rugas mais aparentes.

 

Principais cuidados

Agora que você já sabe o mecanismo de ação de algumas queixas comuns da região dos olhos, confira abaixo algumas dicas:

  • Utilizar produtos específicos para a área dos olhos, com ativos que ativam a microcirculação local, estimulam a produção de colágeno, hidratam e suavizam linhas, como o Creme para área dos olhos Bisyou;
  • Aplicar os produtos massageando suavemente;
  • Evitar sabonetes de limpeza profunda na área dos olhos;
  • Utilizar protetor solar e óculos de sol diariamente;
  • Manter bons hábitos de alimentação, sono e exercícios;
  • Evitar álcool e cigarro.

bolsas edema linhas e rugas olheiras skincare