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Como um produto é criado? Entenda como funciona o desenvolvimento de um cosmético

Como um produto é criado? Entenda como funciona o desenvolvimento de um cosmético

Por Bárbara Spaulucci Christan

Atualizado 13/07/21

Temos quase certeza que você já se perguntou como um produto é feito ou quais são as etapas para uma ideia sair do papel e ir diretamente para a rotina de skincare. 

Um dos nossos pilares é a transparência com nossos consumidores, por isso queremos te contar mais sobre os nossos processos para você sentir-se em casa - ou melhor, em nossos laboratórios!

Para entender como funciona o desenvolvimento de um cosmético, leia abaixo o passo a passo da cadeia de produção da Bisyou:


Eureka!

O primeiro passo é ter uma ideia, e ela pode surgir através de uma pesquisa de mercado ou diretamente com consumidores. Com ela em mente, define-se o foco do produto: preenchimento da pele, clareamento de manchas, hidratação, limpeza e por aí vai.


Seleção dos ativos

Após definir o objetivo do lançamento, começa a seleção dos ingredientes ativos que serão utilizados na formulação. Na Bisyou, optamos por ingredientes vegetais que entregam resultados muito satisfatórios, combinando a natureza com tecnologia. E é o caso do Preenchedor Facial, que carrega extrato de tomilho em sua fórmula, ingrediente de cultivo próprio do nosso laboratório parceiro.


Desenvolvimento da fórmula

Com os ativos selecionados, começa o desenvolvimento da fórmula - sua base, estrutura e permeabilidade, caso necessite penetrar nas camadas mais profundas da pele. Isso também inclui o estudo de mecanismo de ação: como o produto de fato atua na pele e na rotina de cuidados. 

O processo de desenvolvimento da fórmula também inclui diversos testes para ajustar concentração, fragrância e o sensorial do produto, até chegar ao ideal.

 

1, 2, 3: testar

Formulação pronta, agora é o hora da bateria de testes:

  • Teste de resultados: primeiro, a avaliação de teste in vitro, feito com cultura de células que dão o indício da eficácia e mecanismo de ação do produto;
  • Testes x-vivo: realizados em fragmentos de pele humana para obter os resultados do produto; 
  • Testes dermatológicos para avaliação da eficácia e aceitabilidade;
  • Testes com voluntários: o objetivo é comprovar a eficácia e resultados do produto. No caso do Preenchedor Facial, utilizou-se um scanner de luz 3D em mulheres de 40 a 60 anos que utilizaram o produto durante 60 dias. Desta maneira, foi possível comprovar o preenchimento de linhas e rugas. No caso da Vitamina C 20% Pura, a mesma tecnologia foi usada para avaliar o estímulo de colágeno e clareamento de manchas.
  • Testes de segurança do produto;
  • Testes hipoalergênicos para prever possíveis alergias e/ou irritações;
  • Testes de qualidade a partir da ficha técnica do produto que contém suas especificações químicas;
  • Challenge test: teste de ação conservante e microbiológico para evitar o proliferamento de  fungos e bactérias;
  • Lead time: teste para determinar a validade do produto.

Após sua realização, todos os testes são enviados para aprovação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), assim como cada produto que desenvolvemos.


Escolha da embalagem

Paralelamente à bateria de testes acontece a escolha da embalagem. Atualmente, a Bisyou trabalha com os melhores fornecedores do mercado, além de optar pela embalagem verde, feita de cana de açúcar, matéria-prima renovável. No caso da Vitamina C 20% Pura, a embalagem utiliza o sistema airless (sem ar), tecnologia que veda o contato do produto com o oxigênio, garantindo a estabilidade e eficiência da fórmula.

Durante o processo também acontece o teste de compatibilidade do produto com a embalagem, para verificar se há alguma alteração durante o período de validade do produto.


É hora de criar

A próxima etapa inclui a criação da identidade visual visual da embalagem e do storytelling do produto. Como vamos contar a história do lançamento? Quais dores ele resolve? Como representamos isso através de palavras, cores e formas? São questões que buscamos responder através da identidade visual e textual dos produtos.

 

Aprovação dos órgãos regulatórios

É importante frisar que as etapas de desenvolvimento da fórmula e a bateria de testes acontecem somente com a aprovação da Anvisa. O órgão também dá o aval para a identidade visual da embalagem e para o código de barras do produto, que permite sua rastreabilidade em todo território nacional.


E começa a produção

Após a notificação e o parecer da Anvisa começa a fabricação, acompanhamento de lote, incluindo um produto piloto para manutenção da qualidade e validade.

Com a fórmula finalizada e o envase das embalagens, acontece um um novo teste microbiológico, seguindo todos os padrões de qualidade da ficha técnica do produto. E assim começa a produção!


Como os produtos chegam aos clientes

Produção finalizada, é hora de enviar aos clientes. O produto é liberado para a logística, que inicia o processo de cadastro, separação e envios para os clientes.

Ufa! Viu só quantas etapas envolvem o processo de desenvolver um produto? Agora você sabe como o seu produto chega até você, com a transparência, eficácia e qualidade que você espera.

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