Blog
you

Skincare na pandemia: o que mudou?

Skincare na pandemia: o que mudou?

Por Cleiton Eishima

Atualizado 23/03/21

Desde o ano passado, a pandemia do coronavírus trouxe uma série de mudanças para o dia-a-dia das pessoas. É preciso respeitar as medidas de isolamento, sair apenas quando e se necessário, além do uso de máscaras e álcool em gel.

Mas com essas adaptações que o momento pede, será que os cuidados com a pele também mudaram? Desvendamos isso hoje aqui.


O uso de máscaras e o maskne


O maskne é o tipo de acne mecânica, que se intensificou principalmente pelo uso das máscaras e o atrito com a pele. Diferente da acne que surge pelo aumento da produção de sebo, que pode entupir os poros, criar cravos e proliferar bactérias, a acne mecânica surge pelo atrito. 

Manter o rosto limpo é essencial para retirar impurezas que podem se acumular na região. Manter a pele hidratada também é essencial, já que a presença de água reforça a camada protetora superficial, protegendo-a do atrito. Também é preciso tomar cuidado com o excesso de maquiagem: nesse período, dê preferência é por maquiagens toque seco e oil-free. 


O álcool em gel


O álcool em gel virou item essencial. Ao mesmo tempo que o álcool previne contra o vírus, também destrói a camada protetora superficial da pele, deixando a pele ressecada. Já existem opções de álcool em gel com função hidratante, mas, a dica aqui é caprichar na hidratação das mãos. 

Escolha um hidratante de mãos para manter a pele sempre hidratada - e evite o aparecimento de fissuras, descamações e até o envelhecimento precoce da região. Opte por opções sem fragrância (aquele famoso cheirinho gostoso!), e sempre fique de olho nas embalagens, para saber os ativos que fazem parte da composição.


Proteção solar


O uso de protetor solar é importante para o equilíbrio da saúde da pele. A máscara não dispensa o uso de filtros, por isso lembre de aplicá-lo antes da máscara, garantindo a proteção contra raios UV e de possíveis marcas.

O uso do protetor solar também serve para os momentos dentro de casa, viu? Isso porque a luz azul, proveniente das telas de celulares, computadores e aparelhos eletrônicos, também é capaz de causar danos à pele. Dentro ou fora de casa, faça chuva ou faça sol, o uso do protetor solar é indispensável!

cuidados com a pele maskne saúde da pele