Blog
you

Descubra o melhor tratamento para rejuvenescer a pele

Descubra o melhor tratamento para rejuvenescer a pele

Por Time Bisyou

Atualizado 13/08/20

Você já deve saber que, assim como o nosso corpo, a nossa pele também passa pelo processo de envelhecimento. E isso acontece naturalmente, devido a idade, mas também podemos acelerar esse movimento com alguns hábitos ruins como má alimentação, tabagismo, exposição solar sem protetor, entre outros.

Mas você sabe como funciona de verdade o processo de envelhecimento da sua pele? Vamos te explicar.


O PROCESSO DE ENVELHECIMENTO DA PELE

A pele é o órgão que mais expressa os efeitos da passagem do tempo e a sua saúde está diretamente relacionada ao nosso estilo de vida. Alguns fatores que podem acelerar seu envelhecimento precoce são a radiação ultravioleta, o excesso de álcool e fumo, a poluição, a má alimentação, etc. 


O envelhecimento estrutural da pele está diretamente relacionado a perda de volume do tecido adiposo (é nele que a gordura é armazenada) e na retração óssea. Quanto maior for a perda de volume, maior será a percepção de envelhecimento facial e isso intensifica os sinais de expressão e as rugas.


Esse envelhecimento está relacionado à perda de tecido fibroso e a diminuição da nossa renovação celular. A função de barreira que mantém a hidratação das nossas células também fica prejudicada pelo tempo. A genética (sim, ela também determina esses fatores) e o nosso estilo de vida podem levar a diminuição das funções fisiológicas normais da pele pela metade quando chegamos na meia-idade (algo entre 40 e 50 anos).

 

envelhecimento da pele

QUAIS SÃO OS SINAIS MAIS NÍTIDOS DO ENVELHECIMENTO DA PELE?

É aqui que entra as temidas linhas e sinais de expressão e as rugas. Alguns ganharam nomes popularmente conhecidos. 


Bigode Chinês: Um dos mais mencionados, o bigode chinês é um tipo de ruga localizada no canto do nariz e ao redor dos lábios. 


Linhas de Marionete: São linhas que vão do canto da boca até o queixo. Muitas vezes, elas são uma extensão do bigode chinês.


Rugas de expressão: São marcas do tempo que podem ser causadas dentro e fora do organismo por fatores internos e externos.



COMO TRATAR OS SINAIS DE ENVELHECIMENTO DA PELE?

Manter uma rotina de skincare é fundamental para a saúde da pele e isso inclui os 3 passos básicos, a limpeza, hidratação e proteção. Dando destaque para o fator protetor, ele não pode ser negligenciado, faça chuva ou faça sol. 

Além disso, é possível investir em tratamentos mais específicos que vão ajudar a amenizar os sinais e linhas. É possível fazer usar de lasers, peelings, toxina botulínica, entre outros procedimentos realizados em clínicas especializadas (não custa lembrar mas, antes de qualquer procedimento, consulte sempre o seu dermatologista). Outro tratamento muito eficaz, de baixo custo e não invasivo, é o preenchedor facial. Ele consegue melhorar e atenuar os sinais do envelhecimento agindo na renovação das células e ajudando a reverter o processo de alteração da pele.

sinais de envelhecimento da pele


E TEM MAIS DICA PARA PREVENIR AS LINHAS E SINAIS DA IDADE?

Separamos algumas dicas práticas para você que quer deixar o processo de envelhecimento da pele chegar.


- Proteger a pele do sol todos os dias. Aplique um protetor com FPS 30 (ou superior).

- Beba, no mínimo, 2 litros de água por dia. Ela hidrata o organismo e facilita na eliminação de toxinas.

- Limpar a pele 2 vezes ao dia, pela manhã e à noite. 

- Usar sempre um demaquilante e jamais dormir sem remover a maquiagem.

cuidados com a pele linhas de expressão rejuvenescimento da pele rugas skincare