Blog
you

Envelhecimento da pele e formação de rugas: aprenda a diferença entre rugas profundas e superficiais

Envelhecimento da pele e formação de rugas: aprenda a diferença entre rugas profundas e superficiais

Por Bárbara Spaulucci Christan

Atualizado 04/10/23

À medida que avançamos na jornada da vida, nossas experiências nos enriquecem e fortalecem, mas também deixam suas marcas em nossa pele. A busca pela juventude pode ser eterna, mas proporcionar um envelhecimento saudável e que valorize a beleza de cada um é a nossa missão.


Hoje, vamos mergulhar no processo de envelhecimento da pele e formação de rugas e destacar a diferença fundamental entre rugas superficiais e rugas profundas.


A formação das rugas

À medida que envelhecemos, nossa pele passa por várias mudanças. As fibras de colágeno e elastina, que são responsáveis pela elasticidade e firmeza da pele, começam a diminuir em produção e qualidade. Além disso, a hidratação natural da pele também diminui, tornando-a mais suscetível a danos, ressecamento e contribui para aparência envelhecida e “amassada” do rosto.


Rugas profundas

As rugas profundas são complexas, estáticas e tendem a se desenvolver com o tempo. Elas são causadas pela perda de colágeno e elastina, assim como pela quebra de gordura das camadas mais profundas da pele. As rugas profundas são visíveis mesmo quando o rosto está em repouso e geralmente são encontradas em áreas de movimento facial intenso, como o sulco nasolabial (entre o nariz e a boca) e as rugas de marionete (ao redor da boca).


Para tratar rugas profundas, além de manter cuidados diários de cuidados com a pele, como hidratação e proteção solar, existem tratamentos invasivos como preenchimento facial e toxina botulínica; e também cosméticos tópicos, como o Preenchedor facial sem agulhas, que devolve o volume perdido de maneira natural e indolor.


 + Confira aqui a diferença entre preenchimento facial com e sem agulhas


Rugas superficiais

Já as rugas superficiais são as primeiras a aparecer e geralmente são causadas por fatores externos, como exposição ao sol, tabagismo e expressões faciais repetitivas. Elas são caracterizadas por linhas finas e são mais visíveis quando a pele está em movimento, como ao sorrir ou franzir a testa. As rugas superficiais são geralmente encontradas nas áreas onde a pele é mais fina, como ao redor dos olhos e da boca.


Neste caso, também existem soluções invasivas e injetáveis, procedimentos realizados por profissionais capacitados em consultório, e não-invasivas, como cosméticos com efeito lifting imediato e ação firmadora, que esticam e paralisam a pele temporariamente e não têm contraindicações.

bioestimulador pele flácida rugas profundas rugas superficiais skincare