Blog
you

6 ativos que prometem ser os queridinhos do seu skincare!

6 ativos que prometem ser os queridinhos do seu skincare!

Por Cleiton Eishima

Atualizado 12/04/21


Quando se trata de skincare é muito importante saber o que está comprando, afim de entender quais ativos compõem aquela formulação e para qual tipo de pele o produto é indicado. Esse pequeno exercício ajuda não somente a não comprar produtos que possam causar danos ou sensibilidade para a pele, como evita o desperdício de dinheiro.

Aqui te trazemos alguns dos ativos mais consagrados do mundo do skincare e seus benefícios - mas lembre-se sempre de consultar um dermatologista antes de iniciar qualquer tratamento, combinado?


Ácido hialurônico


Um dos queridinhos, o ácido hialurônico é produzido de forma natural pelo organismo. Mas, com o passar do tempo, a produção diminui. Embora tenha o nome de ácido, não provoca qualquer tipo de reação e sensibilidade à pele. 

Tem capacidade de atrair moléculas de água para si, por isso, é um ativo muito utilizado em hidratantes. Com esse poder de atração, as células voltam a “encher”, hidratando a pele e reforçando a barreira superficial de proteção. Como é produzido pelo organismo, todos os tipos de pele reagem muito bem ao ácido hialurônico.


Ácido ascórbico


Ou também conhecido como Vitamina C, um dos produtos mais utilizados nas rotinas de skincare - especialmente aqueles que buscam ação antioxidante, o combate aos radicais livres e uniformização de manchas. Estimula a produção de colágeno, melhorando a firmeza da pele e combatendo rugas e linhas de expressão. Também atua nos melanócitos - células que pigmentam a pele - reduzindo manchas e aumentando a luminosidade da pele.


Ácido salicílico


Outro ácido, é conhecido no mundo do skincare principalmente por pessoas com tendência à acne. Tem ação anti-inflamatória, o que ajuda a acelerar o processo de cicatrização, além de ajudar na redução da produção de sebo. É preciso se atentar às concentrações do produto, pois diferentemente do ácido hialurônico, pode ocasionar sensibilização da pele, principalmente por ter a propriedade esfoliativa. 


Retinol


Ou Vitamina A, auxilia no processo de renovação celular: contribuindo para a redução na dilatação dos poros e retomada da luminosidade da pele.


Niacinamida


É conhecida como Vitamina B3 e, assim como o ácido hialurônico, tem grande poder de hidratação. Age como antioxidante, combatendo radicais livres que são responsáveis por acelerar o processo natural de envelhecimento da pele. Também ajuda a amenizar manchas por agir nos melanócitos - células que produzem melanina. Para pessoas de pele oleosa, mista ou com tendência a acne, a Niacinamida age nas glândulas sebáceas, regulando a oleosidade da pele.


Óleo de melaleuca


Conhecido como tea tree e tem múltiplas funções. O destaque está para suas propriedades cicatrizantes, anti-inflamatórias e bactericidas. Para acnes ou espinhas internas, é um ótimo aliado e pode acelerar o processo de recuperação da pele. 

cuidados com a pele ingredientes ativos saúde da pele