Blog
you

Formação, prevenção e tratamento: tudo sobre manchas e melasma

Formação, prevenção e tratamento: tudo sobre manchas e melasma

Por Bárbara Spaulucci Christan

Atualizado 27/04/23

Uma coisa é consenso entre a maioria das pessoas: manchas e melasma são dois tipos comuns de problemas de pele que podem trazer bastante frustração e desconforto, especialmente na hora de expor o corpo. As manchas, também chamadas de hiperpigmentações, são causadas pela alta produção de melanina da pele - geralmente em decorrência de agressões, inflamações, cortes, machucados e exposição solar sem proteção. 


Já o melasma, distúrbio de pigmentação caracterizado pelo surgimento de manchas de tom amarronzado, é uma condição que não possui cura e com gatilhos de alterações hormonais, com tratamento mais difícil.

 

Como as manchas e melasma aparecem

Manchas escuras na pele podem ser causadas por uma variedade de fatores, incluindo danos causados pelo sol, acne e genética. Geralmente são marrons e achatadas, e podem ser mais perceptíveis em áreas de alta exposição solar, como no rosto e nas mãos.


O melasma, por outro lado, geralmente é desencadeado por alterações hormonais, como gravidez ou uso de pílulas anticoncepcionais. Geralmente aparece como manchas maiores de hiperpigmentação no rosto, principalmente na testa, bochechas e lábio superior. 

 

Como prevenir 

A prevenção é fundamental quando se trata de manchas e melasma. Uma das melhores formas de prevenir esse problema de pele é protegê-la do sol, passando um protetor solar com pelo menos FPS 30, todos os dias, mesmo em dias nublados. Sem esquecer de aplicar abundantemente e reaplicar ao longo do dia.


Também é importante evitar cutucar a pele ou estourar espinhas, pois isso pode causar cicatrizes e hiperpigmentação. E se estiver grávida ou utilizando métodos contraceptivos hormonais, converse com um médico especialista sobre manter  níveis equilibrados de hormônios para minimizar o risco de melasma. Ah, e manter a pele longe de fontes de calor também é fundamental para evitar o aparecimento ou piora do quadro.

 

Como tratar

Se você já tem manchas escuras ou melasma, há uma variedade de tratamentos disponíveis para ajudar a clarear e uniformizar o tom da pele. Estes podem incluir:


  • Tratamento tópico: séruns, cremes e géis com ingredientes clareadores e uniformizadores, como ácido glicólico, ácido kójico e vitamina C, que podem ajudar a reduzir o aparecimento de hiperpigmentação;
  • Peeling químico: são tratamentos que usam uma solução para remover células mortas e renovar a pele, ajudando no clareamento das manchas e melasma;
  • Tratamentos a laser: procedimentos que conseguem atingir e quebrar o pigmento da pele, tratando e prevenindo marcas existentes, inclusive cicatrizes de acne;
  • Microdermoabrasão: procedimento que utiliza uma ferramenta especial para esfoliar as camadas externas da pele, revelando uma pele mais lisa e radiante

Recomendamos sempre uma conversa com um dermatologista de confiança antes de iniciar qualquer tratamento para manchas escuras ou melasma, pois alguns tratamentos podem não ser adequados para todos os tipos de pele.


Embora as manchas e melasma possam ser frustrantes de lidar, há várias maneiras de prevenir e tratá-las. Ao proteger sua pele do sol, evitando manipular cravos e espinhas e usando os tratamentos adequados, é possível voltar a ter uma pele mais luminosa e uniforme.

clarear manchas formação e prevenção de manchas manchas na pele skincare tratar melasma