Blog
you

Histórias da Pele: Bruna Pimenta

Histórias da Pele: Bruna Pimenta

Por Time Bisyou

Atualizado 14/08/20

bruna pimenta

 

Uma das nossas principais preocupações ao produzir o nosso primeiro vídeo foi trazer vivências e recortes diferentes. É por isso que a entrevista com a Bruna Pimenta, produtora de conteúdo e podcaster, mexeu tanto com a gente.

A Bruna fala com força e delicadeza, tem uma relação muito íntima com o seu corpo e compartilha sua história com muitas mulheres e homens que, como ela, estão aprendendo a reconhecer a beleza e legitimidade do corpo negro. Vem sorrir e se emocionar com a essa entrevista linda.

 

Qual é o seu nome, idade e profissão?

Meu nome é Bruna Oliveira Pimenta, tenho 25 anos e sou criadora de conteúdo.

 

Como foi a ideia de criar um podcast? E quais são os temas que o Tá Tudo Bem aborda?

A ideia de criar o podcast surgiu depois de uma demissão, eu estava muito perdida de como e o que fazer profissionalmente, conversando com uma amiga que está em transição de carreira, percebemos que o que eu sentia era algo comum e por isso criei o podcast, para compartilhar com as pessoas meus processos pessoais e profissionais. Abordo diversos temas ligados à vida profissional e processos de amadurecimento.

 

O que você gosta de fazer para relaxar e se reconectar consigo mesma?

Eu gosto de acender um incenso, tomar banho, sentir meu corpo, ouvir uma música ou assistir uma série/filmes, me sinto muito conectada comigo quando vivo esses momentos. 
 
Crescer em um ambiente onde a gente (eu sou uma mulher negra também) não se vê representada e o que seria um “ideal” ou “padrão” de beleza não se parece nem um pouco com o que somos mexe muito com a nossa autoestima. Você pode compartilhar com a gente como foi e está sendo esse processo de resgatar sua identidade pra você?
 
Esse processo começou aos meus 20 anos, foi um período de grandes transições na minha vida e através das descobertas da minha identidade racial, comecei a compreender todas as questões que me atravessaram a vida toda e os motivos para algumas feridas internas, logo, entrei no processo de autocura que vem muito desse lugar de me conhecer, de abraçar minhas individualidades, resgatar esses lugares em mim, compreender minha identidade é algo que quanto mais exploro mais percebo que tenho a aprofundar, é incrível perceber que não estou sozinha em muitos desses processos, que muitas pessoas estão vivendo ou viveram coisas parecidas comigo, faz com que seja mais fácil.
bruna pimenta podcaster e produtora de conteúdo
 

Como começou a sua relação de cuidados com a pele?

Primeiro começou o processo de cuidados com meus cabelos, né? Eu fiz minha transição capilar aos 20 anos e aí intensificou em mim essa vontade de me cuidar, logo depois da transição capilar, o universo de autocuidado se abriu pra mim, então comecei também a melhorar a relação com minha pele, até mesmo me aproximar mais das minhas "imperfeições". 

Você tem uma rotina de skincare? Quais são os produtos que você usa?

Sim, eu uso pela manhã a água micelar, depois uma vitamina E e protetor solar, à noite eu uso a água micelar e hidratante. 

E você tem dicas de cuidados com a pele e com o corpo que você aprendeu com alguém da família (ou amigos) e faz desde então?

Sim, aprendi com minha mãe algumas receitinhas de esfoliação e sucos/vitaminas para preparar e melhorar a pele, sempre que posso faço e tomo pra sempre manter a pele linda de dentro pra fora, inclusive minha mãe recentemente se formou em estética e está a distância cuidando da minha pele, mandando produtinhos para clarear manchas e diminuir meus cravos.
bruna pimenta podcaster e produtora de conteúdo

O que você faz além do skincare para cuidar de você, mente ou corpo?

Eu cuido também da minha alimentação, sempre que estou me alimentando mal, meu corpo sente, minha produtividade baixa e as coisas não acontecem da melhor forma, então, cuido da minha alimentação! Além disso, eu trabalho com redes sociais e me afasto de consumir conteúdos ou coisas que me fazem mal, acredito que é importante também impormos limites daquilo que queremos ou não consumir. 

Qual é a beleza do autocuidado pra você?

Pra mim é a reaproximação com você, com seu corpo e preservação dos sentidos, que geralmente se tornam automáticos a medida que amadurecemos. 

Pra finalizar, você pode dividir com a gente alguns perfis que te inspiram?

 Os @ que mais me inspiram hoje são: @NatalyNeri@CacaSoul@LuccaNajar@damatamakeup. Todos produzem conteúdos de autocuidado, pele, alimentação e coisas que me fazem bem, me inspiram e de alguma forma fazem eu me sentir mais conectada comigo. 

autocuidado bruna pimenta historias da pele skincare