Blog
you

Limpeza facial: confira dicas sobre o primeiro passo de skincare

Limpeza facial: confira dicas sobre o primeiro passo de skincare

Por Bárbara Spaulucci Christan

Atualizado 10/09/21

Seja para quem já segue uma rotina regrada de cuidados com a pele ou está só começando, este guia sobre limpeza facial vai te ensinar tudo o que você precisa saber sobre o primeiro passo de skincare!


O primeiro passo da rotina é um dos mais importantes, junto com a hidratação e a proteção solar, itens que compõem uma rotina básica e muito eficaz para a saúde da pele.


A etapa de limpeza remove todas as impurezas depositadas na barreira cutânea, como poluição, resquícios de cosméticos, maquiagem, suor e excesso de oleosidade. É fundamental, uma vez que com a higienização correta da pele, retiramos a sujeira e a preparamos para receber os ativos dos próximos passos da rotina, garantindo uma pele saudável e radiante.


A falta de higiene correta da pele leva à obstrução dos poros, o que facilita o nascimento de cravos e espinhas, e deixa a pele propensa à irritação e sensibilidade. Por isso, a recomendação geral dos dermatologistas é limpar a pele cerca de duas vezes ao dia, pela manhã e à noite.


E caso você use maquiagem durante o dia, esqueça a preguiça e não deixe de removê-la corretamente, hein? Além dos sabonetes em espuma ou gel, a ajuda de um demaquilante bifásico, em óleo, bálsamo ou de uma água micelar é imprescindível para retirar a maquiagem e promover a limpeza ideal.


Dicas para uma limpeza facial eficiente

- Utilize um sabonete facial específico para seu tipo de pele - seja ela normal, seca, mista, oleosa ou sensível. E se você não sabe qual é ele, faça nosso teste aqui!

- Massageie o rosto de forma gentil, com movimentos circulares; 

- Evite lavar o rosto com água muito quente;

- Caso esteja com maquiagem, utilize um demaquilante primeiro e finalize com o sabonete para garantir a higienização completa da pele. Se optar por uma água micelar, ela pode vir depois do sabonete, já que não necessita de enxágue;

- Para complementar a limpeza, utilize um tônico após o sabonete para ajudar a equilibrar o pH da pele.

autocuidado bem estar cuidados com a pele limpeza limpeza facial passos essenciais rotina skincare saúde da pele skincare