Blog
you

Por dentro das camadas da pele

Por dentro das camadas da pele

Por Cleiton Eishima

Atualizado 06/02/21

A pele é o maior órgão do corpo humano e possui uma série de funções vitais para o organismo. Ela é a primeira barreira que protege o corpo da entrada de agentes externos, além de proteger os órgãos de choques mecânicos e ser a responsável por manter a temperatura corporal estável. Mas você sabe o que está por baixo do funcionamento do maior órgão do corpo humano?

Formada por três camadas - a epiderme, a derme e a hipoderme (camada subcutânea) - cada uma delas tem funções específicas e importantes para o corpo.

Representação das camadas da pele.

 

Epiderme

Essa é a camada mais superficial da pele e a que se pode ver a olho nu. Ela serve como um grande escudo de proteção para o organismo, barrando a entrada de corpos estranhos e protegendo os órgãos de choques mecânicos. Também é por meio dela que ocorre o processo de transpiração e a regulação da perda de água. 

Na epiderme se encontram os queratinócitos e melanócitos - células responsáveis pela produção de queratina e melanina. A queratina serve para criar o escudo da nossa pele, enquanto a melanina além de proteção, também é responsável pela pigmentação. Também é na epiderme que ocorre o processo de renovação celular: é ali que a todo tempo novas células são originadas, e as células mortas são repostas.

 

Derme

A derme é a camada intermediária da pele. É uma região rica em colágeno e fibras de elastina - as grandes responsáveis pela firmeza. Conforme envelhecemos, a pele passa a produzir menos destas proteínas, causando - juntamente à perda de gordura - a diminuição da elasticidade e o aparecimento das linhas de expressão e das rugas. 

É uma região vascularizada, por isso, apenas os cortes mais profundos chegam até a derme. Por ter muitos nervos e receptores sensoriais, é também uma região muito sensível: é ela a responsável pelas sensações de toque e temperatura, por exemplo.

Nessa camada também estão anexos importantes,  como as glândulas sebáceas -  responsáveis pela produção do óleo que hidrata e lubrifica a pele - e os pêlos, importantes para manutenção da temperatura corporal.

 

Hipoderme (camada subcutânea)

Essa é a camada mais profunda, e como o nome diz, está localizada abaixo da derme. É rica em adipócitos, as células de gordura, e as encarregadas de conferir grande parte da sustentação da pele.

Por ser uma região com grande quantidade de gordura, a proteção dos órgãos contra qualquer tipo de choque é mais eficaz que as camadas superiores. Também tem como função ser reserva energética para o organismo. Logo abaixo da hipoderme, estão músculos, ossos e os órgãos.

 

A ação do Preenchedor nas camadas da pele

O Preenchedor Facial possui ativos que penetram até a hipoderme. A lecitina abre caminho para que outros ativos, como o extrato de tomilho e o Cellfie 2% - responsáveis pelo preenchimento, atinjam as células e o processo de produção de gordura da pele. 

Uma vez que estes ativos penetram a hipoderme, há o estímulo da memória celular e a proliferação de novos adipócitos - as células de gordura. Este processo, faz com que, as células murchas, retomem o volume e a sustentação perdidos com o tempo.

envelhecimento da pele extrato de tomilho por dentro da pele saúde da pele