Blog
you
Proteção solar para tatuagens
Tatuagens podem representar momentos, emoções, sensações e histórias. E como qualquer arte, queremos que se mantenham preservadas e bonitas por um longo período de tempo. E a proteção de tatuagens contra fatores desgastantes, como a radiação solar e os raios invisíveis, devem fazer parte da rotina de quem opta pela tatuagem, com cuidados e atenção redobrados.
Processo de cicatrização da tatuagem
As tatuagens são feitas por meio de uma técnica de microagulhamento, que joga tinta na derme, a camada mais superficial da pele. Como nessa camada não ocorre o processo de renovação celular, a pele não é reposta e a tatuagem só sai através de procedimentos em consultório, como a remoção à laser.
Ao penetrar a derma, a tinta causa microlesões, que naturalmente sensibilizam as regiões e promove o processo de cicatrização. Por isso, após a tatuagem, enquanto a pele não está totalmente regenerada, não é indicado, por exemplo, tomar sol na região. Após o processo de cicatrização, que dura em média de três a quatro semanas, a proteção é essencial para que raios UV não atinjam a camada onde está a tinta. Aqui a proteção deve ser feita com protetores solares ou bloqueadores físicos, como lenços.
Por que devemos usar protetor na tatuagem?
Caso a exposição ao sol em excesso aconteça, podem haver alterações do pigmento ali presente, ocasionando modificações na cor e até mesmo de algumas linhas da tatuagem. Sem proteção solar, a tatuagem pode ficar com as cores mais fracas e opacas, sofrer leves deformações no seu desenho e até ocasionar danos permanentes da pele nessa região.
Além da proteção solar, a etapa de hidratação é extremamente importante aqui. É preciso, além de beber muita água, a fim de evitar a desidratação do corpo, uma atenção especial para os cuidados da pele da região tatuada, utilizando seu hidratante de costume ou cremes específicos para tatuagens.
Escolhendo o protetor solar para a tatuagem
Já existem no mercado algumas marcas com protetores específicos para tatuagem e outros que são somente para a pele. Ambos podem ser usados para proteção, mas existem algumas dicas valiosas para isto!
Ao escolher um filtro, procure por um que seja adequado para o seu tipo de pele. Fatores como textura, composição e toque, auxiliam a manter a tatuagem protegida, enquanto exerce a função de proteção para o restante do corpo. Outro ponto importante, é escolher um protetor que tenha FPS correto para para o tempo de exposição (explicamos tudo sobre FPS aqui!).
Por fim, lembre-se de sempre reaplicar o produto, principalmente após entrar em contato com a água, seja um banho em casa, um banho de piscina ou um mergulho no mar. Lembrando que a proteção solar deve ser diária e cuidar das suas tatuagens, ajuda a preservá-las por muito mais tempo!