Blog
you

Rotina de skincare brasileira x skincare coreana. Existe diferença?

Rotina de skincare brasileira x skincare coreana. Existe diferença?

Por Isabel Sant Anna

Atualizado 23/07/20

Cada país possui uma rotina de skincare específica que sofre com os impactos locais devido a muitos fatores, sejam eles externos (clima, poluição, raios UV) e internos (genética). Nos últimos tempos, uma rotina muito celebrada por aqui foi a coreana, também conhecida como K Beauty.

A rotina de skincare coreana é mais do que uma rotina, é um estilo de vida que se tornou um fenômeno global que tem origem na obsessão cultural da Coréia do Sul por uma pele saudável. Tudo muito apoiado por décadas de avanço científico. Não se trata apenas em ter 10 passos no dia a dia como um hábito obrigatório mas de ter os produtos certos que fazem as coisas certas e são usados na ordem correta.

 

rotina-skincare-coreano

 

“Acredito que as coreanas tem mais etapas e usam máscaras com mais frequência, já que aqui é bem barato”, comenta a youtuber Marcella Song. Porém a rotina de skincare coreana não é exclusivo das asiáticas. Muitas brasileiras têm adotado por aqui os hábitos de cuidados com a pele da Coreia do Sul. Afinal, eles não são exclusivos para um tipo específico de pele já que os coreanos possuem características e problemas de pele como os nossos: acne, sensibilidade, melasma, entre outros. 


E a nossa pele? Será que deveria ter uma diferença entre as coreanas e as brasileiras? 

Nosso país tem dimensões continentais e, com isso, diferentes climas também. Uma região tem mais umidade, outra região possui nenhuma variação entre as estações… e, você já deve ter imaginado que essas características influenciam no funcionamento da sua pele e, claro, da sua rotina de skincare também. Perguntamos para 3 brasileiras com tipos e rotinas de skincare diferentes para mostrar essas diferenças na prática, ou melhor na pele. 

 

rotina-skincare-marcella-song 

Marcella Song, Youtuber co-host do canal  Oh, My Friend 

 

 Pele Mista

 

 

"Vou falar de forma objetiva aqui o que eu faço diariamente.

Manhãs: Lavar o rosto com sabonete próprio de deep cleasing + protetor solar.

Noites: Sabonete deep cleasing +  Toner + emulsion + creme anti aging. E às vezes eu faço mask pack e pack de olheira".

 

 

rotina-skincare-claudia-nakahara

  Claudia Nakahara, Publicitária

  Pele Oleosa

 

  "Eu tenho uma rotina diária e não pulo de jeito nenhum. Faço 2x por dia, pois como tomo banho ao acordar e antes de dormir, eu coloco meu momento de skincare neste momento. 

Além disso, a minha pele é oleosa e como meu pai tinha muita acne, sempre tive esta preocupação e cuido desde muito cedo :) 

Manhãs: Começo com um sabonete líquido, intercalo o tônico entre 3 produtos, sinto o que minha pele precisa no momento e aplico. Uso hidratante facial e para os olhos. Finalizado com a Vitamina C e o Protetor solar (sim, mesmo em casa). 

Noites: Uso o Step demaquilante (quando necessário) e Água Micelar. Depois limpos com o sabonete líquido e intercalo o tônico entre 3 produtos. Finalizo com o hidratante facial, o hidratante para os olhos e o fortalecedor facial.

Como mencionei acima, meu pai sempre teve a pele muito oleosa. E eu, tinha uma preocupação grande em ter acnes. Então, desde muito cedo, fui ao dermatologista e iniciei toda uma rotina de cuidados com a pele. Tive muitas baixas, porque era muito nova e adolescente. Não conseguia ter cuidado e estabelecer isso no meu dia a dia. 

A minha mãe sempre foi muito prática, mas sempre recomendou e me obrigou a usar protetor solar. Conforme fui ganhando conhecimento de marcas, produtos e até mesmo a entender o que se encaixava comigo, passei a ser bem mais firme na rotina diária. Hoje, é como escovar os dentes, sabe? Mas, a virada de chave, foi quando eu comecei a trabalhar na publicidade com beleza. Isso despertou muito o meu interesse e perceber a mudança da minha pele foi maravilhoso. Mudou completamente!"

rotina-skincare-dayany-souza

Dayany Souza, Publicitária

Pele Mista

 

"Conheci a rotina dos 10 passos coreanos quando assistia muitas novelas do país, confesso que todo esse empenho nunca foi pra mim, mas já me esforcei muito para chegar em uma rotina ideal para a minha realidade.

Quem tem pele oleosa sabe: sentir a pele limpa é a melhor sensação do mundo. Por isso eu invisto mais na limpeza com limpadores em géis, próprios para a minha pele, uma esfoliação física uma vez por semana (uso muito açúcar com mel e pó de café quando não compro algum produto específico).

Após a limpeza às vezes uso um tônico de limpeza ou solução micelar para dar um reforço, em seguida vem a hidratação (parte importante também para não ter um efeito rebote na oleosidade). Gosto de usar um fortalecedor facial que hidrata, penso que estou tendo dois benefícios e otimizando tempo.

Quando estou querendo fazer algo a mais por mim, coloco aquela máscara de argila e vou jogar vídeo-game. Raramente uso algo a mais, mas se uso geralmente é alguma vitamina C, água mineralizante ou máscaras de hidratação (aquelas de bichinhos, bem típica coreana).

Por fim, esses cuidados realmente fazem a diferença. Quando consigo seguir uns passos a mais consigo notar quase que de imediato alguma mudança (melhora no viço, sensação de pele macia) – e sei que a longo prazo posso estar retardando algum processo de envelhecimento."


 

 

kbeauty pele mista pele oleosa rotina skincare rotina skincare coreana skincare