Blog
you

Saiba como proteger a pele da luz azul

Saiba como proteger a pele da luz azul

Por Cleiton Eishima

Atualizado 15/04/21

Os raios UV já são velhos conhecidos, devido à sua ação aceleradora dos processos responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele. Mas você sabia que eles não são os únicos?

A luz azul - emitida pelo computador ou celular que você está lendo este texto - também tem efeitos a longo prazo. A dermatologista Marina Patrocinio (@dramarinapatrocinio), fala um pouco sobre os efeitos da luz na pele:


‘’Rotineiramente estamos em contato com aparelhos eletrônicos como celulares, tablets e computadores em geral e expostos a luz azul que esses aparelhos emitem, por isso é tão importante a aplicação e reaplicação do protetor solar ao longo do dia mesmo em ambientes fechados.A luz azul contribui  com a perda da vitalidade da pele, formação de manchas e aumento nos sinais de envelhecimento’’.


Afinal, o que é a luz azul?


Esse é um termo que vem da Física: segundo ela, a luz visível tem diversos comprimentos de onda e cada comprimento recebe nomes específicos. Em termos mais técnicos, a luz azul é a que tem o comprimento de onda entre 380 nm e 500 nm, ou seja,  em parte, conseguimos vê-la - especialmente quando emitida de fontes como aparelhos eletrônicos e raios solares. 


Como ela age na pele?


A luz também penetra a pele, mas diferentemente dos raios UV, ela consegue atingir de forma mais profunda, podendo provocar alterações ainda maiores. Os melanócitos, células que produzem a melanina, são os principais afetados. Essas alterações podem ir desde o aumento da reprodução células de melanina - causando excesso de pigmentação - que, se não devidamente tratado, pode evoluir para quadros de melasma ou até um câncer de pele.

Além dos quadros de hiperpigmentação, a luz azul também estimula o aumento de radicais livres, os responsáveis por danificar células, como as de colágeno e elastina. O processo é chamado de estresse oxidativo e acelera o envelhecimento precoce, além de contribuir para o aparecimento de rugas e linhas de expressão

No sono, a claridade excessiva das telas de celulares e computadores pode inibir a produção dos hormônios fabricados durante a noite, prejudicando os processos regenerativos da pele e do sono - por isso, não esqueça de abaixar o brilho do celular e deixá-lo de lado antes de dormir, combinado?

Formas de proteção da pele

A primeira forma de proteção, é a utilização do protetor solar (mesmo dentro de casa!). Ele protege a pele dos raios UV e também pode ter ação contra a luz azul - fique atento à embalagem! E não se esqueça de ir reaplicando o produto com o decorrer do dia. 

Por último, evite ficar muito tempo na frente da tela do computador ou do celular após o trabalho - essa é uma forma eficiente de se desconectar tanto mentalmente, quanto de dar um descanso para a pele. Não conseguiu? Para alguns celulares, já existe a opção de ‘’modo noturno’’, que oferece menor incidência de brilho e luz azul. 

 

cuidados com a pele proteção