Blog
you

[Segunda sem ansiedade] Outubro Rosa: lidando com o medo dos exames

[Segunda sem ansiedade] Outubro Rosa: lidando com o medo dos exames

Por Cleiton Eishima

Atualizado 05/10/20

Você já deve ter ouvido sobre o Outubro Rosa por aí. Todo mês de outubro a campanha reforça a conscientização sobre a importância da prevenção do câncer de mama e de colo de mama (fica de olho nas nossas redes porque esse mês vai ter bastante informação legal sobre o assunto!). E a maneira de identificar a doença o quanto antes, é o diagnóstico.

Segundo a mastologista Ana Teresa Uchoa, o diagnóstico precoce aumenta muito as chances de cura. A mamografia, o exame feito na região das mamas, é uma das responsáveis por detectar mais de 80% dos casos ainda no estágio inicial. Quando a doença ainda está no começo, o tratamento precoce aumenta ainda mais as chances de cura, além de evitar possíveis procedimentos invasivos. 

Um estudo feito pelo Observatório de Oncologia em parceria com o Instituto Avon, mostra que em 2014 uma mulher levava, em média, 28 dias entre a primeira consulta e o diagnóstico do câncer de mama. Já em 2018, esse tempo aumentou para 45 dias. Pode parecer pouco, mas essa diferença é considerável quando falamos em sucesso de chance de cura.


Como lidar com a ansiedade dos exames


O medo do exame, pode ser comum - seja pelo resultado ou pela dor. O desconhecido pode assustar, por isso buscar informação sobre o assunto desmistifica (e quem sabe te dá aquele empurrãozinho para marcar uma consulta). 

Antes de ir ao médico, pense em alguma maneira que te dê segurança: prefere chamar um amigo ou familiar, que vai te dar aquela força? Leve alguém que vai te dar segurança e apoio. Prefere ir sem companhia? Não tem problema! O importante é você estar confortável. Aproveite o momento com o médico para tirar todas as dúvidas: vale anotar no bloco de notas do celular ou já levar perguntas prontas: o importante é você sair de lá sem dúvidas e se sentindo preparada para marcar o exame. 

A preparação antes da mamografia varia de acordo com a entidade: o  Ministério da Saúde recomenda que mulheres entre 50 e 69 anos realizem o exame a cada dois anos. Já a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) recomenda que mulheres façam o exame todo ano, a partir dos 40 até os 74 anos. De acordo com o site do Dr. Dráuzio Varella, as recomendações antes do exame são simples: “recomenda-se que a mulher lave bem as axilas e não utilize produtos como desodorante e talco na região para não interferir na captura da imagem. Outra recomendação é ir vestida com duas peças (como uma blusa e uma calça) para facilitar a exposição do seio na hora do exame”. Mas sempre consulte o laboratório responsável :)

 

Desmistificando os exames de câncer de mama


O primeiro é que você pode fazer o autoexame da mama. Seja em frente ao espelho, deitada ou até mesmo em pé durante o banho, você pode ir tocando suas mamas para sentir se há algum caroço ou protuberância diferente - neste caso, conhecer o seu corpo, facilita a percepção de algo fora do comum. Lembrando que, apesar do autoexame ser um bom início, ele não substitui a mamografia, viu?

O que esperar do exame, de acordo com o site do Dr. Dráuzio Varella: “o seio é colocado entre as duas placas do mamógrafo, que emite raios X para produzir as imagens. Pode ser um pouco desconfortável por conta da compressão e algumas mulheres sentem dor nos seios, principalmente se o exame for feito logo antes do período menstrual. Use essa informação para programar seu agendamento.”

A radiação do exame é bastante baixa e não existem recomendações para o pós, por isso o grande desconforto pode acontecer mais durante. Mas, apesar do desconforto, ele é essencial para o diagnóstico precoce e um possível tratamento menos invasivo. Faça o exame (o SUS faz o exame gratuitamente)! Cuidar da sua saúde, também é uma forma de autocuidado <3 

autocuidado cuidados com o corpo saúde Segunda sem ansiedade