Blog
you

Skincare sazonal: dicas de como cuidar da pele em cada estação

Skincare sazonal: dicas de como cuidar da pele em cada estação

Por Cleiton Eishima

Atualizado 12/04/21

Você é de qual time? Daqueles que ama o calor e sol? Ou do frio com um filme? Seja como for, cada estação do ano tem sua peculiaridade e os cuidados com a pele não ficam de fora! Por isso, além de manter a rotina de skincare habitual, alguns passos precisam de mais atenção mais específica. Neste post te contamos mais sobre a fórmula perfeita dos cuidados para cada estação. Continue lendo!


Verão


Estação preferida dos amantes de praia, piscina e passeios ao ar livre. Isso se deve ao fato de que, é esta a estação do ano mais quente e com maior incidência do sol. 

O protetor solar é o seu melhor amigo aqui pois, com o aumento da incidência dos raios solares, caso o filtro entre sua pele e os raios UV,  não seja adequado, uma série de resultados, como desde o aumento da proliferação de radicais livres - causadores do envelhecimento precoce - até situações mais graves, como o aparecimento de melasmas e a evolução de cânceres de pele. Dessa maneira, escolher o protetor ideal para seu tipo de pele e com FPS é essencial.

Com as temperaturas mais altas, o corpo também transpira mais e, por consequência, perde água.  Por isso, repor essa água constantemente é essencial não somente para se hidratar, como para não ressecar a pele. Capriche num bom hidratante e na água e você está pronto para o verão!


Inverno


Essa é uma estação um pouco mais fria e, diferentemente do verão, a umidade é menor. Por isso, o ressecamento da pele é uma questão que deve aparecer aí - o sintoma talvez mais óbvio, por ser uma região em que a lubrificação natural é mais comprometida, é o aparecimento de rachaduras nos lábios. 

Até mesmo as peles oleosas, que normalmente são caracterizadas pelo excesso de brilho, podem ficar mais secas e precisam de maior atenção à hidratação. Já para as peles mais secas, um hidratante com textura mais densa e emolientes, vai ser um importante aliado contra o ressecamento. A hidratação é a palavra chave nos cuidados da pele no inverno - valendo tanto para o rosto quanto para os lábios, colo e pescoço.

A dica final é se atentar aos banhos quentes, pois eles podem sensibilizar e expor a camada mais superficial da pele, deixando-a mais suscetível a fatores externos, como o próprio frio, além da poluição.


Outono


No outono,os dias, apesar do sol, vêm acompanhados de vento, temperaturas médias e níveis de umidade mais baixos. Para pessoas de pele oleosa, a limpeza deve ser feita de forma moderada, ao acordar e antes de dormir ja que, em excesso, pode causar levando à formação de espinhas e cravos. 

Já para quem tem a pele seca, a dica é caprichar na hidratação, a fim de repor água, seja pela ingestão ou pelo uso de hidratantes. 


Primavera


A estação de transição entre inverno e verão, pode trazer alguns resquícios da estação mais fria e seca, mas já com mais calor e sol: por isso, o básico vale aqui, e a hidratação é a principal forma de manter a saúde para a pele.

A umidade é maior, também podem aumentar a produção de sebo. Além da limpeza, para peles oleosas e mistas, o uso de produtos seborreguladores e não comedogênicos é indicado para evitar o aumento de espinhas e cravos.

Na primavera, como há maior quantidade de flores, muito pólen é desprendido, podendo desencadear em alguma reação alérgica na pele. Por isso, atenção redobrada com a hidratação e a proteção solar, a fim de reforçar a camada protetora contra o pólen - e outros fatores externos - que podem maximizar alguma condição da pele. 

cuidados com a pele saúde da pele