Blog
you

Tendência à vista: a Beleza Limpa veio revolucionar o mundo cosmético

Tendência à vista: a Beleza Limpa veio revolucionar o mundo cosmético

Por Cleiton Eishima

Atualizado 12/04/21

A preocupação com o meio ambiente e os impactos que setores da economia causam à ele, já são pautas amplamente conhecidas. Com o setor de beleza, o impacto dessas discussões crescentes, se refletem de diversas maneiras: desde a preocupação com os insumos utilizados na produção, até a maneira como são realizados os testes e a busca por uma cadeia de produção mais sustentável. É exatamente disso que trata o movimento Clean Beauty, ou Beleza Limpa, e vamos desvendar hoje.


O movimento Beleza Limpa


Esse é um movimento que preza pelo uso de produtos de  beleza que não contenham - tanto para o meio ambiente, quanto  para a sua pele - ingredientes tóxicos dentro da formulação. 

Mas o que faz um ingrediente ser considerado tóxico? Todos os ativos, antes de entrar na composição de algum produto, precisam passar por testes que medem seu nível de toxicidade. São classificados em uma escala que vai de 1 a 10, sendo considerados tóxicos ingredientes que superem a nota 3. Além disso, precisam passar por testes de eficácia, para comprovar os reais resultados do que propõe o rótulo.


Para ficar de olho


  1. 1. Parabenos: muito utilizados como conservantes, podem ocasionar alterações no sistema endócrino, além de desencadear reações alérgicas. Geralmente possuem algum nome + parabeno (ex: metilparabeno).
  2. Sulfatos: derivados do enxofre, muito utilizado em produtos limpantes, como shampoos e sabonetes, pois são eles os responsáveis pela formação da espuma. Podem provocar dermatites, além de serem potencialmente cancerígenos.
  3. Petrolatos: são derivados do petróleo e utilizados em hidratantes. Criam uma película na pele que evita a perda de água. Além de serem agressivos ao meio ambiente, uma vez que são extraídos de uma fonte não-renovável.
  4. Fragrâncias: utilizados para dar aromas aos produtos. Podem causar reações alérgicas na pele, além de danos ao meio ambiente.
  5. Formaldeídos: compostos químicos utilizados como conservantes, o formol é um dos mais conhecidos. Pode provocar dermatites na pele, além de serem tóxicos para os órgãos. 
  6. Ftalatos: utilizados em diversos produtos como shampoos, desodorantes, hidratantes e sabonetes líquidos devido a sua capacidade de deixar o produto mais cremoso e ajuda na fixação de fragrâncias. Geralmente são descritos com o termo em inglês ''phtalathes''. São tóxicos aos órgãos e infectam o meio-ambiente.


Outros pontos de atenção


Essa é uma lista de alguns ingredientes que merecem atenção ao escolher algum produto, mas a tendência de Beleza Limpa vai além dos ingredientes. Por isso, além de fa lista de ingredientes, entender se a marca é cruetly free e pesquisar sobre a produção de embalagens, também fazem parte do processo de entender as políticas de Beleza Limpa da marca - fique atento aos selos!

tendências