Blog
you

Vem conferir: manual completo sobre hidratação facial!

Vem conferir: manual completo sobre hidratação facial!

Por Cleiton Eishima

Atualizado 25/05/21

O corpo perde água por forma de transpiração e pela respiração. Isso acontece durante todo o tempo, até mesmo enquanto dormimos. Essa perda é acentuada com a prática de atividades físicas. O corpo fica desidratado e isso tem reflexos na pele, que podem ficar com aspecto ressecado


A importância de manter a pele hidratada


Manter a pele hidratada é importante para reforçar a barreira cutânea superficial, que serve como escudo para agentes externos, como a poluição e fatores climáticos, que podem provocar irritações e danificar a pele.

A hidratação também ajuda a deixar a pele com mais luminosidade e ajuda na firmeza e elasticidade da pele. Servindo como prevenção ao envelhecimento precoce e, consequentemente, prevenir o aparecimento de rugas, linhas finas e linhas de expressão.

Importante lembrar que a pele oleosa também precisa de hidratação, a produção em excesso de sebo serve para compensar a falta de hidratação. Com a pele hidratada, a oleosidade tende a diminuir. 

 

Tipos de hidratante

Além da ingestão de água, o uso de hidratantes é outra forma de repor a água para as camadas da pele. Existem tipos de hidratantes e cada um tem suas características:


Umectantes: são hidratantes que têm a capacidade de atrair moléculas de águas para o estrato córneo, a camada mais superficial da pele. O ácido hialurônico é um ativo muito utilizado em hidratantes, devido à sua capacidade de atração de moléculas de água.


Emolientes: geralmente são óleos vegetais que criam uma barreira na pele, evitando a perda excessiva de água, deixando a pele com toque macio. Óleos de amêndoas e oliva são ingredientes comuns nesses hidratantes. 


Oclusivos: o mecanismo de ação é parecido com o dos emolientes, mas são utilizados óleos minerais e silicone, fazendo uma barreira mais forte. Essa barreira impede a perda de água do organismo, mas ao mesmo tempo dificulta a entrada de novas moléculas. O recomendado é repor nutrientes da pele antes de utilizar um hidratante oclusivo. Vaselina e parafina são ingredientes comuns na sua composição. 


Hidratantes para cada tipo de pele


É preciso estar muito atento aos rótulos e embalagens dos produtos, alguns já vem especificado o uso para determinado tipo de pele. Montamos um breve resumo de qual hidratante é melhor para cada tipo de pele:


Pele seca: por ter maior facilidade de ressecar, o indicado são hidratantes com textura cremosa e com óleos vegetais ou ácido hialurônico.

Pele normal: por ter um bom equilíbrio hídrico, a dica é apostar em hidratantes na textura gel ou sérum. 

Pele mista: existem partes mais secas e outras oleosas, a dica é usar hidratantes em formulações não oleosas. Assim como a pele normal, a textura gel ou sérum se adapta bem a esse tipo de pele.

Pele oleosa: hidratantes com textura de toque seco e livre de óleos são as mais indicadas, pois ajudam no controle da oleosidade e não deixam a pele com aspecto brilhoso.

Pele sensível: o indicado são fórmulas hipoalergênicas, sem fragrâncias e com ativos de ação calmante, como a manteiga de karitê. Ácido hialurônico e a niacinamida também são bem-vindas.

cuidados com a pele hidratação facial saúde da pele