Blog
you

Ageless: esqueça o não-envelhecimento, o importante é envelhecer bem

Ageless: esqueça o não-envelhecimento, o importante é envelhecer bem

Por Isabelle Guedes

Atualizado 09/11/20

Antes de tudo, envelhecer é um processo natural e que ocorre com todo mundo, desde o momento em que saímos do útero, começamos a envelhecer. O problema é: assim que chegamos a uma certa idade, normalmente depois dos 40 anos, que essa conversa começa a ser um tabu, pela tentativa de colocar em caixinha o que o envelhecimento de uma pessoa deve significar. E é aí que entra o ageless.

O Ageless


O ageless significa sem idade, mas vai muito além da tradução dessa expressão para o português. É um movimento ligado com pessoas que possuem mais de 45/50 anos e que escolhem envelhecer nos próprios termos. Parece uma forma de categorizar as pessoas, mas pelo contrário, abre um espaço importante de debate sobre o peso que as pessoas carregam pela idade.

A sociedade sempre depositou uma supervalorização em cima da idade e criam o sentimento de depreciação da velhice. O ageless é um estilo de vida que vem para quebrar esse paradigma sobre envelhecer. Aprender a nadar, andar de bicicleta, fazer origamis, abrir um negócio ou até fazer algo novo: não tem uma idade certa para isso.


Ageless na indústria de cosméticos

Na  indústria dos cosméticos, o termo anti-idade já vem sendo repensado, desde 2017 - por muito tempo, a nomenclatura dos produtos ficou retida a significados pejorativos. O tabu em torno da nomenclatura, ao mesmo tempo que impõe sutilmente vergonha a quem procura produtos preventivos, reforça a ideia de que as pessoas - neste caso, principalmente mulheres - estão envelhecendo incorretamente (se é que isso existe).

Já que vamos passar pelo processo de envelhecimento, que seja de forma saudável, cuidando da mente e do corpo. Beleza são muitas coisas e essa narrativa precisa ser construída o mais rápido possível, porque não queremos que as gerações seguintes cresçam pensando que beleza é algo que se perde ao longo da vida. O rosto muda conforme o passar dos anos, mas nada é perdido. O que não há de bonito ao ver alguém de pele madura, refletindo as emoções de uma vida?

autocuidado bem estar cuidados com o corpo envelhecimento da pele saúde da pele segundas sem ansiedade skin positivity