Blog
you

Conheça o movimento Skin Positivity

Conheça o movimento Skin Positivity

Por Time Bisyou

Atualizado 30/07/20

Aceitar a sua pele exatamente como ela é, com seus altos e baixos. Se pudéssemos resumir o movimento Skin Positivity (ou positividade da pele) em apenas uma frase, certamente, essa seria a forma mais simples de resumir.

skin-positivity-04

Fonte: Curology

 

O que é Skin Postivity?

Skin Positivity vai muito além disso. Em um mundo cheio de “rostos perfeitos”, uso exagerado de maquiagem e filtros de beleza excessivos, o movimento vai em oposição a todo esse conceito e reúne mulheres no mundo todo que estão dispostas a compartilhar suas peles exatamente como elas são, ou como estão no momento: com espinhas, acne, rosácea, manchas ou dermatite atópica.

Isso não significa que o Skin Positivity vá contra o cuidado com a pele, a rotina de skincare e até mesmo o uso de filtros e maquiagens. Pelo contrário, é muito mais uma ação a favor da normalidade das nossas peles abraçando as imperfeições e as irregularidades ocasionadas por aspectos internos e externos do nosso corpo e que podem influenciar no que vemos diante do espelho.

movimento-skin-positivity

Fonte: Curology

 

Por muito tempo nossa sociedade convive com um padrão de beleza quase inatingível apresentando pra gente o tempo inteiro em todos os tipos de mídias que a gente consome. Uma pesquisa realizada recentemente mostrou que apenas 4% das mulheres se acham bonitas (Fonte:Terra). Toda essa pressão para estarmos sempre em dia em todos os aspectos do nosso corpo e também da nossa pele gera muito desconforto, ansiedade, baixa autoestima e pode desencadear em distúrbios muito mais sérios onde será necessário pedir ajuda médica.

Precisamos abraçar nossas imperfeições. Não em uma posição de conformismo mas em uma postura de aceitação pelo nosso corpo, nossa história, nossas marcas. A pele é o maior órgão que você tem, não tem nada de errado em ser exatamente como você é. 

 

Influenciadoras do Movimento

sofia-grahn

Existe um squad de mulheres incríveis que estão levantando a bandeira do Skin Positivity e compartilhando seus processos com a pele. Exemplos como a sueca Sofia Grahn, uma das precursoras do movimento que, em seu perfil, o @isotretinoinwiths, compartilha sua jornada com as espinhas e a influencer Whitney Madueke, @whitneymadueke, que posta selfies sem filtro entre seus tutoriais de make incríveis e coloridos.

Aqui no Brasil, conversamos com duas influencers, a Vitoria Fiore (@notthatcliche) e a Lorrayne Emilly (@_lorrayneemilly.1), para entender melhor o que elas acham sobre o movimento de positividade da pele.

skin-postivity-vitoria-fiore

Vitoria Fiore @notthatcliche

 

O que é Skin Positivity para você? 

Skin Positivity pra mim é aceitar e entender que a minha pele tem um processo, que ela tem um tempo, que vão ter épocas que ela vai ter melhor, que vão ter épocas que ela vai estar pior. Tudo é baseado em como eu resolvo cuidar dela. Se eu ficar frustrada, se eu ficar irritada do jeito que ela está e começar a me entupir de maquiagem, começar a tentar esconder o máximo possível, não deixar ela respirar, não aceitar que ela tem um processo de cura, ficar cutucando as minhas espinhas, eu já entendi, hoje em dia, depois de muitos anos, que isso só vai fazer com que ela piore. É aceitar que a gente tem espinhas, que a nossa pele não vai estar sempre perfeita, que por mais que você use os melhores produtos, eles não vão ser o suficiente.

Quando eu era mais nova, eu acho que lá por 2016, 2017, eu tava tendo espinha e eu decidi que eu ia parar de cobrir elas com corretivo, maquiagem. Eu comecei a desenhar florzinhas ao redor da espinha porque todo mundo sabia que a espinha estava lá, não importa se eu escondesse, é visível. Então, ao invés de ficar tentando esconder ela, eu decidi esconder ela, eu decidi ressaltar ela, eu decidi abraçar ela. Entender que ela tá no meu rosto, entender que ela faz parte desse momento da minha vida e seguir em frente porque todo mundo tem.

Como ter uma relação com menos cobrança e filtros com a pele se relaciona com a sua autoestima?  

Eu acho que, querendo ou não, é uma questão de ponto de vista. Quando eu tentava esconder uma espinha, quando eu tentava colocar ela debaixo da maquiagem, isso deixava a minha autoestima muito mais baixa do que quando comecei a exaltar elas, a fazer florzinhas ao redor porque isso quer dizer que eu estava aceitando elas, que elas faziam parte do meu rosto durante esse momento e que todo mundo tem. Eu acho que essa mudança de olhar, essa mudança de rotina ajudou muito na minha autoestima e na maneira que eu via a minha pele. 

Sobre os filtros, eu entendo e concordo com a maior parte das críticas que tem ao redor deles se for uma coisa que não é saudável, que afina muito o nariz, aumenta muito a boca... mas eu acho que por um lado ajuda muito nesses dias que você acorda e sua pele não tá 100%, que eu tenho uma espinha ou outra. Se você depende da mídia social que nem eu dependo pra trabalhar, é muito bom não ser obrigada a ficar colocando maquiagem, ficar entupindo meu rosto de produto quando eu posso só usar um filtro e não mostra ela se eu não estou a fim de mostrar. Tem muitas vezes que eu mostro mas tem outras que a gente realmente não está afim.

 

lorrayne-emily

Lorrayne Emilly @_lorrayneemilly.1

 

O que é Skin Positivity pra você?

Skin Positive para mim é sobre cuidado, é não ter neura. É conseguir enxergar além do que eu vejo no espelho, é compreender que tenho muito a mostrar além do que eu vejo. Assim que eu deixei de comparar a minha pele com as de outras pessoas, ligou uma chave na minha cabeça e me libertou de qualquer dúvida que eu tinha comigo mesma. Eu acredito que Autoestima é um processo de cuidados diários, é amar cada passo que você dá.

Filtro Skin Positivity

Cocriado com Igor Saringer, influencer e especialista em marketing de influência e realidade virtual, o filtro “Skin Positivity” tem o objetivo de celebrar o autocuidado e promover uma visão positiva de como as pessoas se vêem e querem se apresentar para o mundo. O filtro já pode ser encontrado no nosso Instagram e leva frases e palavras positivas ao rosto, como “minha pele tem história”, “me permito” e “verdadeira beleza”, para enaltecer o corpo e, principalmente, o autocuidado. 

skin positive skin positivity skincare