Blog
you

Cuidando dos poros dilatados: causas e tratamentos

Cuidando dos poros dilatados: causas e tratamentos

Por Cleiton Eishima

Atualizado 23/03/21

As glândulas sebáceas têm uma função muito importante para a pele: elas produzem o sebo, substância que é responsável pela hidratação da pele. Tanto ela, quanto o suor produzido pelas glândulas sudoríparas, são transportados por canais e secretados pelos poros - pequenos orifícios localizados na pele - concentrados na zona T (testa, nariz e queixo): os poros.


O que são poros dilatados?


A primeira ideia importante aqui é: toda pele possui textura e poros - alguns mais dilatados, especialmente as peles oleosas e mistas - e alguns menos, como as pessoas de pele seca ou normal.

A aparência mais ou menos evidente dos poros ocorre devido à quantidade de produção de sebo, seja no rosto todo ou apenas em algumas partes. Alguns fatores externos, como o acúmulo de maquiagem e outros resíduos, como a poeira e a poluição, por exemplo, podem alterar o seu aspecto e o tamanho da dilatação. 


Mantenha uma rotina de skincare


Os cuidados diários com a pele podem ajudar na saúde e, por consequência, na aparência dos poros. 

O passo inicial, é investir no sabonete ideal para o seu tipo de pele e caprichar na limpeza facial: isso faz com que todas as impurezas sejam devidamente removidas. Mas cuidado! Lavar o rosto muitas vezes ao dia pode trazer o efeito inverso, aumentando a produção de sebo. A utilização de tônicos também é bem vinda aqui!

A esfoliação é outra aliada na retirada de células mortas, já que é uma aceleradora do processo de renovação celular. A hidratação também contribui para a proteção contra agentes externos, como a poluição, além de cuidar do balanço hídrico da pele.

De maneira geral, a regra é escolher por produtos que sejam específicos para a pele mista e oleosa, tenham o toque seco e ou sejam oil free. Por isso, atenção ao rótulo na hora de escolher os produtos, combinado?



Outros cuidados: maquiagem e alimentação


A regra dos produtos oil free também vale para as maquiagens. A textura pode influenciar no agravamento dos quadros de cravos e acne e a limpeza, pós-uso da maquiagem, é essencial!

A atenção à alimentação também: o excesso de alimentos gordurosos, como frituras, pode aumentar ainda mais a presença de óleo na pele. E hidrate-se sempre!


A importância do dermatologista


Os poros dilatados, além dos cuidados, podem ser tratados. Por isso, sempre consulte um dermatologista. Só um profissional pode analisar o quadro e decidir qual o melhor caminho para o tratamento. 

cuidados com a pele pele oleosa saúde da pele