Blog
you

Este é o ácido que promete revolucionar a sua rotina de skincare

Este é o ácido que promete revolucionar a sua rotina de skincare

Por Cleiton Eishima

Atualizado 23/04/21

Esse nome complicado, que pode também ser conhecido apenas como ácido ascórbico, é o nome químico de ninguém mais ninguém menos que a vitamina C - conhecidíssima pelos benefícios para a alimentação, mas também dentro do skincare.


Ácido L-ascórbico a alimentação


Os seres humanos não conseguem sintetizar essa vitamina de forma natural, sendo assim, ela é adquirida por meio da alimentação. Alguns alimentos ricos em vitamina C são bem conhecidos, como a laranja, mas também está presente na manga, acerola, goiaba, tomate, brócolis, couve e nabo. 

Ele recebe o nome ‘’ascórbico’’ justamente por combater o escorbuto, uma doença causada pela deficiência de vitamina C no organismo. Sem a vitamina C, o corpo passa a ter maior facilidade de desenvolver hematomas, fraqueza e problemas de irritação na pele.

Como ele é aplicado no skincare


Por meio da alimentação, o organismo consegue sintetizar a vitamina C para manter o corpo em equilíbrio. Mas, em pesquisas, a molécula do ácido L-ascórbico conseguiu ser reproduzida com concentrações - maiores do que as adquiridas na alimentação - virando uma queridinha no mundo skincare.

As vitaminas C têm concentrações diferentes no mercado, que podem variar de 5% a 20%. Quando a vitamina C é pura isso quer dizer que, o que existe ali na composição, é a própria molécula de ácido L-ascórbico. Já as derivadas, são as moléculas criadas a partir do ácido L-ascórbico. 


Os benefícios e resultados do tratamento com Ácido L-ascórbico


O primeiro ponto é em relação à proteção da pele contra o estresse oxidativo. O corpo produz radicais livres, mas que são neutralizados por enzimas. Quando há um excesso de radicais livres, eles atacam as células da pele e o ácido ascórbico impede este processo, fazendo com que elas mantenham suas funcionalidades, preservando a pele contra o envelhecimento precoce.

Também estimula a produção de colágeno, aumentando a flexibilidade e a sustentação do rosto, e suavizando linhas de expressão. Tem ação nos melanócitos, responsáveis pela produção de melanina - substância que dá pigmentação para a pele - contribuindo para a diminuição do processo hiper-pigmentativo. 

O ácido L-ascórbico traz diversos benefícios para a pele, mas pode agravar quadros, especialmente para pessoas que já apresentam sensibilidade. Por isso, o recomendado é sempre buscar um dermatologista que pode te indicar os melhores produtos para seu tipo de pele, combinado?

cuidados com a pele ingredientes ativos tratamento