Blog
you

Dia Internacional do Autocuidado: 5 dicas para você colocar em prática

Dia Internacional do Autocuidado: 5 dicas para você colocar em prática

Hoje é o Dia Internacional do Autocuidado. A data foi criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para estimular hábitos saudáveis e a prevenção e o cuidado com o corpo e a mente. 

 

Por Isabel Sant Anna

Atualizado 24/07/20

Hoje é o Dia Internacional do Autocuidado. A data foi criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para estimular hábitos saudáveis e a prevenção e o cuidado com o corpo e a mente. Esse é um dos pilares mais importantes do nosso conteúdo e, por isso, o assunto não poderia deixar de estar aqui no nosso blog. 

 

O QUE É O AUTOCUIDADO?

O autocuidado é um conjunto de ações multidisciplinares que devem ser colocadas em prática todos os dias para prevenir doenças a partir de práticas mais saudades. É um movimento para resgatar a nossa consciência e responsabilidade. Aliás, esse é o principal tema da campanha da OMS: “Cuidar de sua própria saúde 24 horas por dia, sete dias por semana”.

 

autocuidado-bem-estar

 

OS 7 PILARES DO AUTOCUIDADO

 

Se informe sobre a sua saúde

Estudar sobre saúde e estar bem informado sobre o assunto é fundamental. Procure fontes confiáveis e converse com profissionais especializados no assunto.

 

Conheça a si mesmo

Fique atento aos sinais do seu corpo e faça autoexames com frequência para se conhecer melhor. A cada nova alteração no seu corpo, procure um médico. Ah, e deixe seus exames de rotina em dia 😉.

 

Pratique exercícios físicos

Se movimentar faz bem para o corpo e para a mente, em qualquer situação. Exercícios físicos auxiliam na melhoria do funcionamento do organismo e na prevenção de doenças. Encontre uma atividade que você gosta seja andar de bike, fazer exercícios aeróbicos em casa, caminhar, ir à academia, entre outras muitas outras opções. 

 

Faça uma alimentação saudável

Alimentos ricos em nutrientes fornecem vitaminas e elementos que são indispensáveis para a manutenção da nossa saúde. Ter um prato colorido e nutritivo é o ideal para adotar um estilo de vida mais consciente. Escolha carnes magras, frutas, verduras e legumes.

 

Reduza hábitos que coloquem seu corpo em risco

Não adianta adotar todos os pontos listados mas ignorar o que faz mal à sua saúde. Não fume, não exagere na bebida alcoólica e evite alimentos industrializados, fast food e ultraprocessados. 

 

Cuide da Higiene

A pandemia só ressaltou na nossa rotina, a importância da prioridade e o cuidado com a higiene. Lave as mãos frequentemente, escove os dentes depois das refeições e troque a sua escova dental a cada 3 meses, principalmente após uma gripe ou infecção. 

 

Use produtos de forma responsável

Use medicamentos controlados sem prescrição com responsabilidade. Peça ajuda do farmacêutico e sempre leia instruções na bula. Se os sintomas continuarem, procure um médico. 

skincare-exercicios-fisicos


E O SKINCARE, ONDE FICA?

A gente acredita que o cuidado com a pele é fundamental para deixar nossa autoestima nas alturas, além de ser um hábito de saúde. E estar bem na nossa própria pele é uma ferramenta essencial para valorizar o que a gente ama na gente, não é mesmo? Quer começar a fazer o seu skincare e não sabe por onde começar? Montamos um Guia Básico para Iniciantes com dicas essenciais para você colocar em prática hoje mesmo. 

alimentação autocuidado bem estar saúde skincare vida saudável