Blog
you

Diferenças de cuidados com a pele do rosto e do corpo

Diferenças de cuidados com a pele do rosto e do corpo

Por Cleiton Eishima

Atualizado 12/05/21

Os cuidados com a pele envolvem muito mais do que apenas a região do rosto. Outras partes também precisam de atenção e cuidados, como as mãos, pés e os cotovelos, por exemplo. Cada parte tem uma especificidade e hoje vamos falar um pouco sobre as diferenças entre os cuidados da região do rosto e outras partes do corpo. 


Características da pele


Independente da parte do corpo, as camadas da pele são as mesmas em todas elas, ou seja, derme, epiderme e hipoderme. Contudo, pode ocorrer uma alteração na quantidade de alguns anexos, como as glândulas sebáceas, glândulas sudoríparas e os pêlos e isso é algo que interfere na rotina de cuidados.

Outro ponto importante é em relação ao Ph, que é extremamente importante para manter a saúde da pele. Cada parte do corpo possui um Ph específico, o que pode ser alterado devido a fatores externos, como o vento, exposição solar, fatores climáticos, entre outros. Produtos foram criados seguindo o Ph  e outras características de cada região, seja para o rosto, mãos ou outras partes.

Utilizar produtos do rosto no corpo e vice-versa não é recomendado, pois o Ph é diferente e, consequentemente, não traz os benefícios adequados, o que também altera a camada protetora e deixa a pele mais exposta a fatores externos que podem danificá-la.. 


Cuidados para algumas regiões

Limpeza

Essa parte é extremamente importante para a retirada de impurezas e das células mortas que ficam na pele. Para o rosto, a limpeza deve ser feita com um sabonete facial que seja adequado com o tipo de pele, evitando o ressecamento ou até mesmo o efeito rebote, quando há maior produção de sebo.

Já para a região do corpo, existem outros sabonetes, tanto líquidos quanto em barras. Alguns já apresentam em suas embalagens, a especificação que é propício para o corpo, seguindo recomendações de Ph da região. Então é só escolher um e caprichar na hora do banho.


Esfoliação


Um plus da limpeza, pois ajuda a retirar as impurezas e células mortas que talvez não tenham sido retiradas anteriormente pela limpeza. Contudo, deve ser feita de uma a duas vezes por semana, para evitar a retirada da barreira superficial que protege a pele. Também ajuda a acelerar o processo de renovação celular. 

Aqui também já existem esfoliantes para diversas regiões, como o rosto, o corpo e até mesmo para a região das mãos e dos pés e os lábios, que merecem muito cuidado.

Hidratação


Importante para repor a água perdida por meio da transpiração.  Com a pele hidratada, a barreira superficial é fortalecida, evitando a ação do vento, poluição e alterações climáticas.

Algumas regiões possuem menor quantidade de glândulas sebáceas e tendem a ressecar mais rapidamente. Exemplo disso são a região do colo e do pescoço, os cotovelos e os lábios. Basta escolher um hidratante para cada região e caprichar, afinal, ninguém quer aquela sensação de repuxamento e secura. 


Proteção solar


Existe uma diferença entre os protetores solares do corpo e do rosto? Normalmente os protetores feitos para o corpo são mais oleosos e deixam uma leve sensação grudenta após a aplicação. Caso a pele do rosto seja mista ou oleosa, pode entupir os poros, o que pode agravar o quadro de acne.

Por isso, é recomendado escolher um protetor solar para o rosto que seja adequado para o tipo de pele e com FPS adequado, já contamos tudo para você aqui. Outra diferença é que já existem protetores solares faciais que ajudam no controle da oleosidade, hidratação e que ajudam a evitar o envelhecimento precoce da pele.

cuidados com a pele saúde da pele