Blog
you

Entendendo cosméticos cruelty free e veganos

Entendendo cosméticos cruelty free e veganos

Por Isabelle Guedes

Atualizado 20/10/20

As indústrias farmacêuticas e cosméticas carregam, em grande parte, o peso da testagem em animais. Para garantir que nenhuma pessoa vai sofrer com algum tipo de reação adversa - a segurança toxicológica dos produtos - são feitos, nos animais, normalmente testes exaustivos para chegar na fórmula ideal.

Os animais normalmente são criados em biotérios, viveiros específicos para experimentos científicos e que, normalmente, estão em péssimas condições. Pensando nisso, a partir das diversas movimentações do ativismo contra a testagem animal e da conscientização da sociedade (foi um processo longo, viu?), esse tipo de prática é cada vez menos comum. O desenvolvimento de novas tecnologias, como o método de cultura em tecido, vem abrindo o leque de alternativas da ciência de testagem.

Produtos cruelty free x produtos veganos

Cruelty free, literalmente significa ‘’livre de crueldade’’. São os produtos desenvolvidos sem testes em animais, em nenhuma de etapas de produção. O crescimento da procura por produtos mais naturais e o aumento no interesse por entender etapa por etapa da cadeia produtiva, vem aumentado tanto a procura, quanto a disponibilidade dos produtos sem origem animal no mercado.

A confusão entre produtos cruelty free e veganos ainda é grande. Um produto pode ser cruelty free, mas conter algum insumo de origem animal na sua composição, já os veganos, são aqueles que não utilizam nenhum ingrediente de origem animal na sua composição - como o mel, o colágeno e a cera de abelha.

O Preenchedor facial, além de ser cruelty free, também é vegano, ou seja,  além de ter na composição somente ingredientes de origem vegetal (alô Cellfie, lecitina e tomilho) todos os testes foram aplicados in vitro ou em modelos faciais 3D. Cuidando da sua pele, ao mesmo tempo que cuida um pouquinho melhor do mundo <3

A tecnologia para criação dos produtos Cruelty Free

O investimento em tecnologia, possibilitou o desenvolvimento dos chamados testes in vitro. Esse termo é usado para descrever qualquer processo biológico que acontece fora dos sistemas vivos - os animais - em um ambiente controlado e fechado, geralmente um laboratório e recipientes de vidro. Nesses testes, é possível reproduzir uma célula de tecido humano e testar ela para possíveis irritações.

Além de evitar o sofrimento animal, uma das muitas vantagens dos testes in vitro é que eles conseguem reproduzir reações ainda mais próximas à realidade. Por isso, apesar de ser um pouco mais cara, esse tipo de testagem traz ainda mais segurança sobre a verdadeira toxicologia de cada produto.

Por que dar preferência para produtos assim?

Só a relação mais legal com o outros seres vivos já é algo muito bom, né? Mas não para por aí! Ao optar por produtos veganos e cruelty free, estamos contribuindo para que o planeta consiga trabalhar um pouco mais em equilíbrio, tendo a certeza de que o produto passou por um processo que envolve muita tecnologia antes de chegar até você,

O processo ainda acontece aos poucos, mas a tendência é que a preocupação com isso seja cada vez maior e o leque de produtos no mercado também. Por isso, que tal da próxima vez que for fazer aquela comprinha de skincare, dar preferência para algum produto sem qualquer tipo de sofrimento animal? Assim você cuida da sua pele, tendo a segurança que ali tem tecnologia de ponta, boas para você e para o mundo.

ciência cruelty free cuidados com a pele tecnologia veganismo