Blog
you

Envelhecimento e beleza: mitos e verdades de como viver mais e melhor

Envelhecimento e beleza: mitos e verdades de como viver mais e melhor

Por Bárbara Spaulucci Christan

Atualizado 20/03/23

Você tem medo do envelhecer?


Ousamos dizer que a maior parte das pessoas responderia que sim a essa pergunta. No entanto, o medo de envelhecer nada mais é que o medo das mudanças internas e externas que o amadurecimento traz. 


Se você quer lidar melhor com a chegada da maturidade e viver com saúde e plenitude, confira abaixo os mitos e verdades sobre a beleza com o passar dos anos e como a terceira idade pode se tornar a melhor fase da sua vida:


  • A idade é um impedimento para muitas coisas
  • MITO. Achar que quanto maior o número na carteira de identidade, menos capaz, bonita ou saudável você se torna é um erro enorme. E tem nome: etarismo/idadismo, derivados do termo em inglês ageism, que significa preconceito contra a idade. 


    Precisamos desconstruir a ideia de que pessoas muito velhas para correr atrás de seus sonhos, seja ele formar uma família, ocupar cargos de liderança, se aventurar pelo mundo, usar as roupas e maquiagem que gosta ou qualquer outra coisa.


  • A maturidade muda muitas características da pele das mulheres
  • VERDADE. A mudança que ocorre no corpo das mulheres com o passar dos anos decorre de uma série de fatores internos e externos, como: a perda de volume facial, diminuição da produção de colágeno, mudanças hormonais, danos da exposição solar, poluição, alimentação desequilibrada,  tabagismo, consumo excessivo de álcool, estresse e sedentarismo. Tudo isso influencia na diminuição de oleosidade, maior desidratação e secura da pele, que se torna flácida e menos viçosa. 


  • Rugas, flacidez e manchas são mais frequentes em peles maduras
  • VERDADE. A partir dos 25 anos começa o processo de envelhecimento estrutural da pele, que envolve diferentes aspectos, como:


    • A perda de volume facial: diminuição dos tecidos de gordura que dão sustentação, causando derretimento do rosto e são ligadas ao aparecimento das rugas estáticas;
    • Aparecimento de linhas de expressão devido aos movimentos musculares repetitivos;
    • Maior flacidez, em decorrência da degradação de colágeno e elastina, proteínas responsáveis pela firmeza e elasticidade;
    • Aumento de manchas e melasma.

  • O tempo traz mudanças significativas no organismo
  • VERDADE. Para além da pele, envelhecer é um processo natural que traz mudanças tanto para o corpo físico, quanto para a mente. O envelhecimento do corpo corresponde ao envelhecimento das células, e conforme a idade passa, algumas mudanças estruturais ocorrem no DNA e no RNA. 


    Além das mudanças visíveis na pele, temos a mudança de coloração do cabelo, diminuição dos reflexos, menor capacidade auditiva e visual e o raciocínio e a memória ficam mais lentos. 


    Devido a mudanças hormonais, também há aumento de gordura e diminuição de massa muscular, o que também gera impactos nas tarefas do dia a dia e na disposição.

     

  • Estabelecer uma rotina equilibrada é igual a um processo de envelhecimento mais feliz
  • VERDADE. Como dito nos parágrafos acima, diversos fatores internos e externos acentuam e até aceleram o processo de amadurecimento da pele. Manter um estilo de vida saudável, com uma dieta balanceada, prática de atividade física e cuidados básicos com a pele, como limpeza, hidratação e proteção solar correta são o caminho para desacelerar o envelhecimento e torná-lo uma jornada mais tranquila, de autodescoberta e autocuidado.


    Essa nova fase se torna um desafio para muitas pessoas, especialmente as mulheres, o maior alvo de cobranças e pressão estética da sociedade, especialmente relacionadas à aparência do corpo e da pele. No entanto, envelhecer é um processo natural da vida e que preferimos não encarar com olhos de falta, mas sim como um presente. 


    Cada dia, mês e ano a mais que ganhamos são novas oportunidades de aprendizado e crescimento. E cuidar da sua mente, corpo e pele, sua armadura para enfrentar o mundo, é um dos privilégios de estar vivo. 

    beleza envelhecimento da pele etarismo longevidade mulher madura pele madura skincare