Blog
you

Existe diferença no envelhecimento do homem e da mulher? Confira explicação de especialista

Existe diferença no envelhecimento do homem e da mulher? Confira explicação de especialista

Por Bárbara Spaulucci Christan

Atualizado 14/04/23

Já parou para pensar que o envelhecimento pode acontecer de maneiras diferentes entre os gêneros? É comum ouvir dizer que as mulheres “sentem” mais os fins de ciclo da vida, mas entender os pontos distantes e comuns da maturidade para o homem e para a mulher é fundamental para conseguir lidar com essa nova fase.

 

Candice Pomi, mentora em longevidade e especialista em gerontologia participou da live do dia 29 de março de 2023 no nosso perfil no Instagram (assista aqui) e contou quais são as principais divergências da velhice no homem e na mulher.

 

Envelhecimento masculino

Segundo ela, por natureza, homens se dedicam a trabalhos com mais riscos físicos e são um grupo com maior número de doenças crônicas como hipertensão e diabetes. “Por ser muito dedicado à carreira, quando o homem para de trabalhar, ele se perde de quem é, porque ao longo da vida não construiu outros papéis (além do profissional). O trabalho é quem define as amizades, os interesses e os hobbies, então, quando ele sai desse círculo, a própria casa vira um ambiente estranho. Se essa desconexão com o trabalho formal não acontecer de maneira lenta, amorosa, consciente e afetiva, a mudança é muito brusca quando ele se aposenta”, afirma Candice.

 

Envelhecimento feminino

Por outro lado, as mulheres sempre tiveram muitos papéis na vida, que ocupam lugares similares de importância: mãe, mulher, profissional, amiga, filha e por aí vai. E Candice aponta uma diferença importante, pois na vida da mulher, trabalho e maternidade competem e “ela vive em uma dubiedade depois que tem filhos: para o homem não tem discussão, a prioridade é prover”, completa.

 

Hoje, podemos ver pais muito mais participativos e preocupados com a criação dos filhos, mas histórica e culturalmente ainda existe esse pensamento de que é a mulher que precisa escolher entre a maternidade e a carreira. Os papéis da vida da mulher são muito mais balanceados em relação ao do homem, já que ela desempenha vários papéis principais. “É claro que existem momentos onde um ocupa um lugar mais puxado que outro, mas quando ela sai de um desses papéis (como no caso do trabalho), os outros estão vivos, tem muito peso e são muito importantes para ela, então a mudança é menos brusca”, finaliza Candice.


A conclusão que podemos tirar é que para ter uma vida mais longa e saudável é necessário equilibrar os pratos da vida e cuidar dos nossos quatro corpos (físico, cognitivo, emocional e espiritual) de maneira igual, dando a devida atenção ao que cada um precisa. E parece que esse desafio é ainda maior para o público masculino.

envelhecimento homem e mulher envelhecimento saudável longevidade maturidade skincare