Blog
you

Famoso e multibenefícios: vem entender como incorporar o Retinol no seu skincare!

Famoso e multibenefícios: vem entender como incorporar o Retinol no seu skincare!

Por Cleiton Eishima

Atualizado 25/04/21

Os cuidados com a pele têm ganhado cada vez mais adeptos. Já existe diversidade nas tendências rotinas - a coreana, a enxuta - e uma infinidade de ativos utilizados, alguns muito conhecidos e amados. Um que chegou - e promete vir para ficar - é o Retinol: vem entender mais sobre seu funcionamento e todos os benefícios que ele promete trazer para a saúde da sua pele.


O que é o retinol


O Retinol é o derivado mais estável da vitamina A, tem umas de suas fórmulas mais estáveis, que é palmitato de retinila, utilizado na Vitamina C Bisyou. Assim como os outros tipos de vitaminas, não é sintetizado pelo organismo e pode ser adquirido especialmente pela alimentação, por meio de alimentos de origem animal, como carne e ovos, e vegetais ricos em carotenóides - que no organismo é transformada em Vitamina A - como a cenoura. 

Mas, a sua aplicação não está restrita a alimentos e pode ser sintetizada pelo uso tópico, a partir da aplicação em produtos dermocosméticos.


Mecanismo de ação na pele


Assim que entra em contato com a pele, o Retinol sofre reações químicas de “quebra”, que o transformam no Ácido Retinóico. Uma vez que atinge as camadas da pele, ele entra em ação, levando benefícios, como o estímulo da produção de fibras de colágeno e elastina.

Além disso, possui ação antioxidante e despigmentadora, ou seja, protege as células do processo de quebra, causado pelos radicais livres, pois é um poderoso antioxidante, combatendo os radicais livres, além de atuar nas células produtoras de melanina, auxiliando na redução das manchas

A longo prazo, seu uso confere elasticidade e flexibilidade, tratando rugas e linhas finas, resultantes do processo de envelhecimento da pele

Com o estímulo da produção de colágeno, além de firmeza, a pele fica mais flexível, melhorando a textura da pele, deixando-a em um aspecto uniforme. Também garante maior incidência de raios luminosos, retomando o brilho e viço natural da pele: para quem procura um aspecto de pele tratada, o Retinol é a melhor pedida!


Retinol na Vitamina C 20% pura Bisyou


Na Vitamina 20% pura Bisyou, ele vem na forma de Retinyl Palmitate: uma versão mais quimicamente estável do Retinol, com alto poder penetrativo e os benefícios já conhecidos! Além disso, o palmitato de retinila, oferece maior adaptabilidade - ou seja - diferente do Retinol puro, que pode causar reações em peles mais sensíveis, essa versão pode ser aplicada em todos os tipos de pele.

Em termos de formulação,  ele vem associado ao ácido L-ascórbico, ou Vitamina C, na concentração 20% e em sua forma mais pura, e à Vitamina E, garantindo tratamento e regeneração completa para a pele!

Como incorporar na rotina de skincare


Produtos de skincare que contenham Retinol, entram na etapa de tratamento, logo após o preenchimento e antes da hidratação, respeitando sempre as texturas dos produtos - da mais leve e aquosa, para a mais densa. 

Pode ocasionar aumento de sensibilidade nas primeiras aplicações: por isso, o uso deve ser feito de forma alternada, até que a pele se habitue ao ativo, e depois continuamente.

Deve ser aplicado preferencialmente na rotina noturna, mas quando usado durante o dia, deve ser feito em conjunto com um bom hidratante, para munir a pele contra o ressecamento, e um protetor solar, a fim de evitar aumento da sensibilidade.

ingredientes ativos retinol tratamento vitamina C